O Superman é inegavelmente um dos heróis mais poderosos do Universo DC e da própria cultura pop, e a cada ciclo que passa ao longo de mais de quase 90 anos desde sua estreia, suas habilidades e limites são atualizados. Algumas possibilidades são mantidas, enquanto outras esquecidas; e outras seguem dormentes, aparecendo somente em casos extremos. E uma delas é a força total conhecida como Mergulho Solar.

Kal-El é uma bateria viva energizada pelo nosso sol amarelo, e a cada ano que ele passa na Terra, sua constituição física ganha mais resistência e força. E uma das técnicas para aumento de poder mais brutas já reveladas em suas histórias é o literal Mergulho Solar, em que o Superman realmente absorve explosões e radiações solares dentro do próprio Sol.

O Último Filho é um Superman que abusou do Mergulho Solar e perdeu sua humanidade (Imagem: Reprodução/DC Comics)

Isso o deixa tão poderoso que ainda é impossível saber o limite e variedades de habilidades desenvolvidas quando ele está energizado dessa forma. Superman fica tão rápido que é capaz de se teleportar instantaneamente, e não há como dizer se alguém é capaz de abalar sua estrutura com alguma agressão física.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Daí você pode perguntar o que muitos fãs já se questionaram: por que ele não usa o Mergulho Solar com mais frequência? Ele não poderia simplesmente explorar essa técnica para ter vencido Apocalypse ou para acabar de vez com Darkseid?

Bem, a resposta é até simples, e, para oficializá-la, a DC Comics colocou-a na boca do mais poderoso kryptoniano já visto na Terra, o ser conhecido como Último Filho, a versão ensandecida e suprema de Kal-El vinda do Multiverso Sombrio durante a saga Noites de Trevas: Death Metal, publicada em 2020.

Superman teme perder sua humanidade

Antes mesmo de Death Metal, já tínhamos visto como o abuso de poder pode afetar a mente e o corpo do Superman. Em Grandes Astros: Superman, publicado entre 2005 e 2008, por exemplo, Clark Kent fica perigosamente exposto por bastante tempo muito próximo às radiações solares. O excesso de energia causou um câncer que o levou ao sacrifício final na conclusão da história.

As tramas do game e das HQs de Injustice lançadas em 2013 também reforçam o fato de que, ao perder sua humanidade, o Superman simplesmente deixa de se importar com a contenção de seus poderes na Terra e se torna um tirano inescrupuloso.

Um dos piores medos do Superman é ser corrompido pelo Sol (Imagem: Reprodução/DC Comics)

No universo paralelo apocalíptico mostrado em DCeased, lançado em 2019, Clark passa vários anos consumindo um sol amarelo em seu Mergulho Solar. Depois disso, ele foi capaz de lutar simultaneamente contra um kryptoniano, um Lanterna Verde, uma amazona, Cyborg e duas versões do Shazam. 

E, em Death Metal, vemos que o abuso do Mergulho Solar é que tornou o Superman na sua forma final sombria conhecida como Último Filho. Um dos maiores medos de Clark é justamente ser consumido pelo poder e ser corrompido devido ao excesso de absorção de radiação solar.

Superman é um órfão que, embora tenha sido integrado à nossa convivência por conta dos pais adotivos carinhosos, ao longo dos anos ele aprendeu que os humanos nunca vão confiar completamente nele. Kal-El ama a Terra, um planeta que jamais será seu lar de verdade.

E seu esforço para se manter na linha, contendo sua capacidade máxima para nos proteger, é o que torna Clark em um herói único. Superman usa o Mergulho Solar apenas em casos extremos, para proteger-nos, pois é da imersão em nosso cotidiano que vem seu maior poder: sua humanidade.

Leia mais:

  • Mundo Bélico | Entenda por que o maior poder do Superman é sua humanidade
  • Superman ganha poderes espetaculares e volta a ter identidade secreta
  • Nova HQ muda a verdadeira fonte dos poderes do Superman

Leia mais matérias no ItechNews .