Microsoft / Windows 7
Windows 7 finalmente entra em legado após fim das atualizações na versão POSReady (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Agora o Windows 7 acabou de vez. A versão POSReady do sistema operacional, a última que seguia recebendo atualizações, chegou ao fim da sua vida. O Windows 7 POSReady é um sistema operacional dedicado para dispositivos de ponto de venda (point of sale em inglês), como caixas de estabelecimentos e totem de pedidos.

O Windows 7, talvez uma das versões mais queridas do sistema operacional, teve mais duas fases de fim de suporte. A primeira foi em janeiro de 2020, quando a Microsoft encerrou as atualizações para o SO. A segunda foi em janeiro de 2023, data em que o serviço pago de dois anos de updates extras acabou.

Fim do Windows 7 completo?

O que mata um sistema operacional? Não ter mais usuários, o fim das atualizações ou grandes aplicativos cortando o suporte? O Windows 7 segue com uma quantidade pequena de usuários, mas os dois últimos pontos estão presentes no sistema operacional.

Steam

Antes mesmo desse fim completo, aplicativos como a Steam e o Chrome. A loja de jogos parou de atualizar a sua versão para Windows 7 no início desse ano. Com isso, o client da Steam pode parar de funcionar — e bye bye jogar por lá. Mas claro, ninguém usaria um Windows 7 de PDV para jogar na Steam.

Já o Chrome cortou as atualizações para o Windows 7 em janeiro de 2023. O Edge, navegador da própria Microsoft, parou de atualizar a sua versão no sistema operacional em dezembro de 2022.

Windows 7 POSReady seguirá ativo

Mesmo que pare de receber atualizações, a certeza é que o Windows 7 POSReady seguirá ativo. Sistemas operacionais de ponto de venda (PDV) costumam ser mais longevos, já que seu objetivo é praticamente realizar pedidos e gerenciar o caixa. Enquanto o programa de PDV estiver funcionando, não há porque atualizá-lo.

Em 2022, quando o Tecnoblog noticiou que o serviço pago de atualizações tinha apenas mais um ano de funcionamento, o acesso ao site a partir do Windows 7 era de 11,6%. Hoje, na data de publicação da notícia, a média é de 3,41%. Claro, pouco provável que esse número contenha usuários do Windows 7 POSReady.

Com informações: The Register

Última versão do Windows 7 que ainda recebia atualizações deixa de recebê-las