O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS vem maravilhando observadores em todo o mundo. Este viajante cósmico realizou sua aproximação máxima da Terra no sábado (12), ficando a cerca de 70 milhões de quilômetros do nosso planeta. A última visita dele havia acontecido há 80 mil anos. 

  • Clique e siga o no WhatsApp 
  • O “Cometa do Século” passou pela Terra. O que vem depois? 
  • Cometa do século: fenômeno raro pode ser visível no céu do Brasil

O objeto foi observado pela primeira vez em 2023, mas cálculos da sua órbita mostraram que ele ficaria pertinho do Sol e da Terra entre setembro e outubro de 2024. E foi o que aconteceu. Inicialmente, o cometa foi visível primeiro para observadores no hemisfério sul, inclusive no Brasil. Depois, ele começou a se destacar para quem estava no hemisfério norte. 

Quando os cometas se aproximam do Sol, eles são aquecidos e o gelo das suas estruturas sofre sublimação, transformando-se em gás. O gás forma o coma e a típica cauda dos cometas, que pode se estender por milhões de quilômetros. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A bela cauda dos cometas é formado pelo gelo deles, que sofre sublimação (Imagem: Reprodução/Nima Sarram/Unsplash)

Por outro lado, pode acontecer de os cometas não resistirem à passagem pelo Sol: a radiação e a gravidade do nosso astro podem desintegrá-los completamente. Um estudo propôs que algo do tipo aguardava o C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, mas felizmente, não foi o que aconteceu com ele. 

Agora, o C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS segue viagem para longe do nosso planeta, seguindo rumo ao Sistema Solar externo. Quando deixar nosso “quintal cósmico”, sua próxima visita deve acontecer somente em 80 mil anos.

Fotos do Cometa do Século

O selecionou algumas das fotos mais incríveis do C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS publicadas nas redes sociais. Confira:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Italo Ferreira (@italoferreira)

Leia mais matérias no ItechNews .