A Lua chega à fase cheia nesta quinta (17) e vai nos proporcionar uma superlua. Enquanto isso, o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), popularmente conhecido como “Cometa do Século”, continua rendendo um espetáculo no céu após o pôr do Sol. E você pode conferir ambos os fenômenos em uma transmissão ao vivo da equipe do projeto Virtual Telescope.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Veja as fotos mais incríveis do “Cometa do Século”
  • O “Cometa do Século” passou pela Terra. O que vem depois?

 

A transmissão começa às 14h30 no horário de Brasília e vai ser conduzida pelo astrônomo Ginaluca Masi. Para acompanhar, é só acessar a live no vídeo acima ou conferir o canal do projeto no YouTube. 

Nosso satélite natural chegou ao perigeu (o ponto mais perto da Terra ao longo da sua órbita) na noite de quarta (16), ficando a apenas 357.174 km do nosso planeta. A combinação do perigeu à fase cheia nos permite dizer que esta é uma superlua.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como o momento da Lua cheia e do perigeu ocorreram separados por poucas horas, esta promete ser a maior e mais brilhante superlua deste ano. Por isso, vale ficar de olho no céu — ou na live. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Miguel Claro Astrophotography (@miguel_claro)

Enquanto isso, a cena fica ainda mais completa pelo cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), apelidado de “Cometa do Século”. O cometa fez sua aproximação máxima da Terra no sábado (12) e vem ficando cada vez mais alto no céu, conforme perde brilho. 

Apesar de dados anteriores indicarem que este cometa leva 80 mil anos para orbitar o Sol, novos dados mostram que este pode não ser o caso. Na verdade, ele pode estar viajando em uma trajetória que vai levá-lo para fora do nosso Sistema Solar.

Leia mais matérias no ItechNews .