A Intel e a AMD podem estar estudando como seguir os passos da NVIDIA e adotar os conectores de energia 12V-2×6 para as suas placas de vídeo de nova geração.
- Clique e siga o no WhatsApp
- GeForce RTX 5090 pode ser mais barata que o esperado
- AMD muda estratégia e agora vai apostar apenas em GPUs mainstream
De acordo com o Prohardver, site húngaro de tecnologia, ambas as companhias estão realizando alguns testes com fabricantes parceiros. Porém, antes de se animar, é importante ressaltar que isso não significa que eles adotarão o padrão.
Ambas estão “confortáveis” com o uso de conectores de 6 e 8 pinos, só mudando para o novo padrão caso vejam uma grande vantagem. Isso significa que mais informações devem ser divulgadas no futuro para estabelecer se elas prosseguirão ou não com os conectores 12V-2×6 suas GPUs.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Benefícios dos conectores 12V-2×6
O uso dos conectores 12V-2×6 já foi bastante elogiado pelas fabricantes que o testaram, garantindo a entrega de até 600W e recursos como os “pinos sensitivos” – utilizados para monitorar a tensão e que pode detectar se ele está inserido de forma adequada. Esse é um problema que afetou, principalmente, as GeForce RTX 4090 da atual geração e que poderia ser solucionado com esse novo conector, que restringe a entrega de energia caso o encaixe não esteja correto.
Levando em consideração que as GPUs estão trazendo um consumo mínimo cada vez mais elevado, os novos encaixes têm se mostrado uma opção mais confiável do que o infame 12VHPWR.
Relatos de cabos e adaptadores queimando eram vistos em grande escala, com diversos parceiros da fabricante se movimentando para atender às garantias – provocando dor de cabeça tanto nas empresas quanto no público geral, além de todos os riscos de provocar incêndios ou perder em definitivo a GPU ou mais componentes do setup.
Para a linha GeForce RTX 50, a NVIDIA decidiu utilizar os conectores 12V-2×6 e, pelo visto, as outras duas grandes corporações — AMD e Intel — ficaram de olho nesta oportunidade também.
Placas de vídeo next-gen
Além da geração “Blackwell”, diversos rumores indicam que AMD e Intel também estão preparando suas próximas GPUs para desktop e com previsão de lançamento para o ano de 2025.
Enquanto a Intel trabalha em versões com Xe2 “Battlemage”, já vistas de forma integrada nos processadores Lunar Lake e Arrow Lake; a AMD deseja trazer as GPUs Radeon RX 8000. O foco de ambas será nas linhas “mid” e “entrada”, escapando da competição direta contra a NVIDIA no mercado de hardwares high-end.
Leia mais matérias no ItechNews .