Na quarta (16), a italiana Prada e a Axiom Space, empresa norte-americana de serviços de voos espaciais, revelaram no Congresso Internacional de Astronáutica em Milão (Itália) os trajes espaciais que os astronautas vão vestir quando estiverem na Lua durante a missão Artemis III. O lançamento da empreitada está previsto para setembro de 2026. 

  • Clique e siga o no WhatsApp 
  • Traje espacial: saiba como é a roupa de um astronauta da NASA
  • O que é escafandro e quais as semelhanças com trajes espaciais?

 

A parceria para o desenvolvimento dos trajes foi anunciada no ano passado, e a Axiom Space já havia revelado o protótipo do traje “Unidade Axiom de Mobilidade Extraveicular” (AxEMU). Agora, a dupla mostrou o resultado da camada externa do traje espacial que a tripulação vai usar durante a Artemis III. Esta vai ser a primeira missão do programa Artemis, da NASA, que vai levar novos humanos à superfície lunar.

Assim como aqueles usados durante o programa Apollo, a parte externa dos trajes é branca e foi projetada para refletir calor. Já a versão desenvolvida para o programa Artemis vai ter alguns detalhes em cinza e listras vermelhas, que são parecidas com aquelas usadas pela equipe Luna Rossa, que representou o clube de iate Circolo della Vela Sicilia com patrocínio da Prada. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A parte superior dos trajes, onde vão ficar o capacete e a “mochila” do sistema de suporte à vida”, tem locais especiais para a instalação de bandeiras nacionais e emblemas da missão em questão — durante o anúncio, os trajes tinham o emblema do AxEMU. 

Outro objetivo dos dispositivos é garantir o maior conforto possível aos astronautas sem deixar de lado a proteção contra a radiação e o fornecimento de energia e o oxigênio necessários para as atividades no solo lunar. Como o programa Artemis vai levar a primeira mulher à Lua, os trajes podem ser usados em corpos femininos e masculinos e podem ser adaptados conforme necessário.

Leia mais matérias no ItechNews .