O X (antigo Twitter) anunciou na última quarta-feira (16) que vai mudar a forma em que o bloqueio funciona na rede social. Em breve, as contas bloqueadas poderão ver o que o perfil publica, mas não poderão enviar respostas, comentários ou curtidas aos posts. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • X vai pagar por interações entre contas verificadas na rede
  • Como remover um seguidor no Twitter sem bloquear

Antes da mudança, o bloqueio era uma forma de restringir o acesso de determinada pessoa: ela não podia ver os seus posts e você não recebia interações e publicações em sua linha do tempo. A principal diferença, portanto, está na visibilidade do conteúdo.

A equipe de engenharia do X informa que isso vale apenas para contas públicas, então os posts de perfis privados não serão exibidos para os bloqueados na rede. A empresa justifica a medida como um fator de transparência, pois alega que o recurso “pode ser usado por usuários para compartilhar e esconder informações privadas ou ofensivas sobre quem eles bloquearam”.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Mais uma polêmica

A mudança gerou repercussão negativa na rede social, já que muitas pessoas usavam o (i)block para evitar a presença de comentários tóxicos e outras ações potencialmente ofensivas. Antes da adoção do novo sistema, uma pessoa bloqueada precisaria criar um perfil secundário ou pedir para outra pessoa repassar as publicações de uma conta pública, mas a alteração facilita o acesso aos posts.

Como consequência, muitas pessoas migraram para a rede social concorrente Bluesky, que fez sucesso entre brasileiros durante a suspensão do X no país. A plataforma registrou 100 mil novos usuários em 12 horas e até ficou momentaneamente fora do ar hoje (17).

VÍDEO: X/TWITTER JÁ COMEÇOU A VOLTAR! | CT NEWS

 

LEIA TAMBÉM:

  • Instagram permite criar cartões de contato com foto personalizada
  • Threads agora mostra quando você está online; veja como desativar
  • YouTube lança timer para dormir e novo reprodutor flutuante

Leia mais matérias no ItechNews .