O rover Perseverance flagrou um eclipse solar em Marte em 30 de setembro, poucos dias antes de um fenômeno assim acontecer na Terra. Por lá, o fenômeno foi causado pela lua Fobos, um dos dois satélites naturais na órbita de Marte.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Eclipse em Marte | Vídeo mostra lua Fobos cruzar o Sol
- Como são os eclipses solares em outros planetas?
Na Terra, o eclipse solar foi do tipo anular para alguns observadores; já no Brasil, o fenômeno foi do tipo parcial. Já em Marte o eclipse também foi parcial, uma vez que Fobos não tem tamanho suficiente para formar um “anel de fogo” como aquele que ocorreu durante o fenômeno em nosso planeta.
Fobos mede cerca de 20 km de diâmetro e seu formato é irregular, lembrando o de uma batata. Ela orbita Marte a apenas 9 mil quilômetros de distância, ou seja, está tão perto que oculta boa parte do Sol mesmo sendo pequena.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ela leva apenas 7 horas para completar uma órbita ao redor de Marte, sendo uma das luas do Sistema Solar que orbita seu planeta mais de perto. Só que Fobos está se aproximando de Marte em uma taxa de 1,8 metro a cada 100 anos.
Isso significa que, em 50 milhões de anos, a lua vai cair no planeta ou vai acabar rompida, formando um anel ao redor de Marte. “Os cientistas já sabem que Fobos está condenada”, declarou a NASA em uma publicação.
Enquanto Fobos não chega ao seu fim, ela fica junto de Deimos, a outra lua de Marte. Ela mede cerca de 15 km de diâmetro e leva 30 horas para orbitar o Planeta Vermelho.
Leia mais matérias no ItechNews .