Revelado meses atrás pela Qualcomm, o Snapdragon Dev Kit, que tinha como objetivo trazer desenvolvedores para PCs Windows rodando em CPUs da empresa, teve as vendas suspensas agora. O motivo: o produto não atingiu as expectativas internas.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Qualcomm ainda quer comprar a Intel, mas aguarda eleição nos EUA
  • Qualcomm lança Snapdragon X Plus mais barato para notebooks com IA

O kit também estava disponível para qualquer um que pudesse pagar US$ 899, mas até mesmo a página oficial do produto foi retirada do ar.

A informação vem da loja Arrow, revendedora do Snapdragon Dev Kit, em resposta a um desenvolvedor que tentou adquirir o mini PC. A varejista repassou a resposta da própria Qualcomm, que dizia:


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Na Qualcomm, nos dedicamos a ser pioneiros em tecnologia de ponta e a oferecer experiências premium aos nossos valiosos clientes. O lançamento de mais de 30 PCs com Snapdragon série X é uma prova de nossa capacidade de fornecer tecnologia de ponta e do desejo do setor de PCs de migrar para nossa tecnologia de última geração. No entanto, o produto Developer Kit não atendeu de forma abrangente aos nossos padrões habituais de excelência e, por isso, estamos entrando em contato para informá-lo que, infelizmente, tomamos a decisão de pausar esse produto e o suporte a ele por tempo indeterminado”.

Snapdragon Dev Kit pesa menos de 1 kg (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm também garante que vai reembolsar todos os clientes que compraram o aparelho, mas não o recebeu.  Nesse caso relatado aqui, o reembolso acontece com a própria loja Arrow, mas se estende aos outros parceiros da gigante do hardware.

Snapdragon Dev Kit conta com CPU topo de linha da Qualcomm

O Dev Kit, que nada mais é que um mini PC de menos de 1 kg, é equipado com um Snapdragon X Elite X1E-00-1DE, CPU topo de linha do lineup equipado com 12 núcleos operando com clock máximo de 3.8 GHz em todos os núcleos e 4.3 GHz com dois núcleos.

Como o foco dessa nova geração de processadores da Qualcomm para PCs Windows também está no processamento de IA, esse SKU entrega 45 TOPS só com seus núcleos dedicados a isso (NPU). O modelo conta também com iGPU Adreno. O TDP máximo é de 80W.

Além dessas especificações, o Snapdragon Dev Kit vem equipado com conexões Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4, além de portas USB-C, USB-A, RJ45, de áudio e HDMI. O mini PC vinha equipado com SSD NVMe de 512 GB e 32 GB de memória LPDDR5x. 

Kit é equipado com as principais conexões (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Com o cancelamento das vendas do kit, fica incerto o futuro dessa estratégia da Qualcomm em trazer usuários para experimentarem seus novos processadores operando no ecossistema da Microsoft, embora já existam notebooks com essas CPUs no mercado.

Leia mais matérias no ItechNews .