A Samsung apresentou nesta quinta-feira (17) a primeira memória GDDR7 do mundo com densidade de 24 Gigabit, atingindo 3 GB por chip. Além da capacidade aprimorada, que deve abrir novas possibilidades para placas de vídeo, consoles e aceleradores de IA, a novidade também tem a alta velocidade como um dos destaques ao quase dobrar as taxas de transferência e alcançar 40 Gbps de velocidade.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Samsung prepara chips de 2 nm e anuncia parceria com a ARM
Para atingir a densidade de 24 Gb, o lançamento utiliza DRAM de quinta geração fabricada em litografia de 10 nm, o que permite à Samsung obter 50% mais densidade que a geração anterior sem ser preciso mudar o tamanho e o formato dos chips. Na prática, com as melhorias, cada chip vai oferecer 3 GB de memória (contra o máximo de 2 GB do padrão GDDR6X), permitindo que um dispositivo ofereça capacidade total muito maior sem precisar ocupar tanto espaço.
Podemos usar como exemplo a GeForce RTX 4090 da NVIDIA — o modelo mais poderoso da gigante no momento possui 24 GB de VRAM e utiliza 12 chips de memória GDDR6X com 2 GB de capacidade cada. Em um cenário hipotético em que uma eventual “RTX 5090” utilize a nova memória GDDR7 da Samsung, seria possível atingir 36 GB de VRAM utilizando os mesmos 12 chips, sem precisar de área adicional.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Outra mudança importante presente no componente é a velocidade de 40 Gbps, quase duas vezes maior que a média de 21 Gbps do padrão GDDR6X. Com isso, ainda no exemplo da RTX 5090 e considerando a mesma interface de 384-bit da 4090, a VRAM GDDR7 poderia proporcionar taxas de transferência de dados de 1,92 TB/s, quase o dobro. Mais interessante é que, em condições especiais, é possível empurrar a velocidade para 42,5 Gbps, o que levaria nosso exemplo a taxas de envio de dados de mais de 2 TB/s.
Mesmo com tamanha velocidade e capacidade, a Samsung promete ganhos significativos de eficiência, reduzindo o consumo de energia em até 30% sem afetar a estabilidade. Isso seria possível graças à implementação de ferramentas de gerenciamento inteligente, como o controle dinâmico da velocidade e ajustes de voltagem duplo.
As memórias GDDR7 de 24 Gb entram em fase de validação (testes para verificar a performance e a aplicação em produtos) com “grandes clientes de GPU” — apesar de não haver menção, é certo que AMD e NVIDIA estejam envolvidas — ainda em 2024. Os novos chips devem começar a ser vendidos no início de 2025, mais um forte indício de que veremos novas placas de vídeo estrearem nesse período.
Leia mais matérias no ItechNews .