Uma semana após a ventania que derrubou árvores, postes e causou muitos prejuízos para a população da cidade de São Paulo, a previsão é de mais chuva, porém em menor quantidade e intensidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as instabilidades começaram a partir da madrugada desta sexta-feira (18), que terá mínima de 16°C e máxima de 31°C.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Horário de verão não volta em 2024; entenda os motivos
  • Fóssil encontrado no Brasil é de réptil “avô” dos dinossauros

De acordo com a Climatempo, é esperada chuva forte e de ventania para a capital paulista, mas com menor abrangência. O dia deverá ser quente e abafado, com pancadas que devem acontecer no início da tarde e de noite. Há risco de raios, de queda de granizo e de rajadas de vento de 70 km/h a 90 km/h. Já no sábado, a máxima se mantém, mas mínima será de 22°C.

A mudança no tempo, depois de dias bastante abafados, se deve à expansão de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai, o Sul e o Centro-Oeste do Brasil, derrubando as temperaturas máximas. No entanto, como o contraste térmico será menor, a tempestade não será comparável com a de sete dias atrás.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Risco de alagamentos

Dados do INMET apontam que é esperado um volume de chuva em torno de 100 milímetros por dia durante os três dias, sobretudo no sul e zona da mata de Minas Gerais, serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, Costa verde e região serrana do Rio de Janeiro. 

“Ao longo do dia, as instabilidades mais intensas avançam para o restante do Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, sul do Mato Grosso e de Goiás, Triângulo Mineiro e, interior de São Paulo”, diz o comunicado divulgado pelo serviço nacional de meteorologia. 

No sábado (19) e domingo (20), são esperados grandes acumulados de chuva, que deve ser duradoura e volumosa e pode ocasionar alagamentos. 

Previsão por região

Mapa de precipitação para o mês de outubro. Reprodução/INMET

Confira a previsão de chuvas por região do país até o dia 21 de outubro de 2024.

Norte: áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade irão provocar pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores acima 50,0 mm no noroeste e sudeste do Amazonas e sul do Pará. Pancadas de chuva isoladas poderão ocorrer nas demais áreas da Região, com exceção do norte, onde a chance de chuva é pequena.

Nordeste: previsão é de tempo quente e seco em grande parte da Região com condições de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no oeste da Bahia e sul de Tocantins.

Centro-Oeste e Sudeste: a partir do dia 19/10 no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo, as chuvas se intensificam com previsão de pancadas de chuva e acumulados acima de 80 mm.

Sul: condições de chuva se intensificam a partir do dia 19 no centro-oeste do Paraná, previsto acumulados acima de 60 mm em algumas áreas.

Leia mais matérias no ItechNews .