E se for possível fazer com que duas pessoas se comuniquem pelo sonho? Essa é a proposta de uma startup californiana chamada REMspace. Através de um experimento, os cientistas conseguiram induzir sonhos lúcidos com sucesso em dois participantes, que trocaram uma mensagem simples.
- Clique e siga o no WhatsApp
- A música que tocou em seu sonho agora pode ser trazida à realidade
- Sonhos recorrentes: o que significa sonhar várias vezes com a mesma coisa?
Os sonhos lúcidos ocorrem quando uma pessoa está ciente de que está sonhando enquanto ainda está no estado de sonho. Esse fenômeno acontece durante o sono REM (movimento rápido dos olhos).
A REMspace demonstrou que sensores de eletromiografia facial podiam decodificar sons específicos feitos em sonhos. Isso levou ao desenvolvimento do Remmyo, uma linguagem de sonho detectável por meio de sensores sensíveis.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
No experimento, os participantes dormiam enquanto suas ondas cerebrais e outros dados polissonográficos foram rastreados remotamente por um aparelho. Quando o servidor detectou que o primeiro participante entrou em um sonho lúcido, ele gerou uma palavra Remmyo aleatória e a enviou a ele por meio de fones de ouvido.
Comunicação por sonho
O participante repetiu a palavra em seu sonho, com sua resposta capturada e armazenada no servidor. Oito minutos depois, o próximo participante entrou em um sonho lúcido, recebeu a mensagem armazenada do primeiro participante e a confirmou ao acordar.
Em comunicado, Michael Raduga, fundador e CEO da REMspace, compartilhou seus pensamentos sobre a inovação: “Ontem, comunicar-se em sonhos parecia ficção científica. Amanhã, será tão comum que não seremos capazes de imaginar nossas vidas sem essa tecnologia. Isso abre as portas para inúmeras aplicações comerciais, remodelando a maneira como pensamos sobre comunicação e interação no mundo dos sonhos. É por isso que acreditamos que o sono REM e fenômenos relacionados, como sonhos lúcidos, se tornarão a próxima grande indústria depois da IA”.
Em seu perfil no X, Raduga mostra um vídeo do experimento:
REMspace achieved the first-ever communication in dreams. We have already succeeded twice (on September 24th and October 8th, 2024). More details soon pic.twitter.com/piM1wmWltY
— Michael Raduga (@MichaelRaduga) October 8, 2024
“Essa conquista é resultado de quase cinco anos de pesquisa rigorosa e desenvolvimento tecnológico. Desde a primeira comunicação dentro de sonhos lúcidos em 24 de setembro, os pesquisadores têm refinado continuamente sua tecnologia, alcançando melhores resultados a cada nova tentativa”, diz o comunicado da startup.
O próximo desafio da empresa é permitir a comunicação em tempo real em sonhos lúcidos. “Embora essa seja uma meta muito mais complexa, a equipe está otimista de que ela pode ser alcançada em poucos meses”, conclui o comunicado.
E por falar em meta, em 2025 está para chegar uma tiara que promete induzir sonhos lúcidos.
Leia mais matérias no ItechNews .