Já parou para pensar como um óvulo se desenvolve dentro do ovário e é expelido do folículo ovariano, prontinho para fertilização? Pela primeira vez, todo esse processo de amadurecimento dos gametas femininos foi capturado em um vídeo incrível, feito em laboratório.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Ciência mostra que espermatozoide se encaixa no óvulo como chave em fechadura
- Embrião humano é criado sem espermatozoide ou óvulo
O estudo que rastreou todas as três etapas de desenvolvimento dos óvulos foi desenvolvido por uma equipe internacional, incluindo membros do Instituto Max Planck (Alemanha). Os resultados estão disponíveis em artigo publicado na revista Nature Cell Biology.
“Estabelecemos um sistema experimental que permite a visualização contínua de eventos dentro do folículo durante a ovulação mamífera”, contam os autores sobre o feito inédito, no artigo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Embora todo o experimento tenha sido produzido a partir de folículos ovarianos isolados de camundongos, a equipe de cientistas presume que as etapas são as mesmas para os outros mamíferos, incluindo os humanos.
As três fases da ovulação em vídeo
Para entender o vídeo, vale explicar os folículos ovarianos (dentro dos ovários) preservam os ovócitos, que são os “óvulos imaturos”. Devido ao estímulo hormonal, ocorre todo o processo de maturação que culmina no óvulo fertil, que poderá ser fecundado por um espermatozoide.
Neste processo fundamental para a reprodução, dois hormônios são muito importantes. O primeiro é o hormônio folículo-estimulante (FSH), responsável por promover o crescimento e as adaptações necessárias dos folículos. O segundo é o hormônio luteinizante (LH), que desencadeia a maturação do ovócito e a ovulação.
Através do vídeo, a equipe de cientistas conseguiu delimitar de forma precisa as três principais etapas deste processo (a expansão, a contração e a ruptura do folículo). A seguir, veja o que ocorre em cada fase:
- Fase de expansão: o folículo ovariano cresce e fica maior. Esta expansão não está inicialmente ligada ao aumento do número de células. Na verdade, o “inchaço” é impulsionado pelo acúmulo de ácido hialurônico;
- Fase de contração: nesta etapa, o folículo ovariano encolhe. O movimento de retração é coordenado pelas células musculares lisas;
- Fase de ruptura: aqui, a técnica de registro em vídeo permitiu a descoberta de detalhes mais sutis. Antes da liberação do óvulo (a ovulação), ocorre o vazamento de fluídos do folículo. Em seguida, forma-se uma rachadura na parede dessa estrutura. Assim, o óvulo consegue irromper.
Conforme os pesquisadores entendiam melhor esse processo, surgiram novas ideias sobre a ovulação e algumas delas já foram testadas. Entre elas, está uma nova forma de interromper o desenvolvimento do óvulo, impedindo a produção de ácido hialurônico dentro do folículo. Neste caso, a ovulação não se desenvolve. Isso pode ajudar as pesquisas sobre fertilidade no futuro, por exemplo.
Leia mais matérias no ItechNews .