A Western Digital liberou nesta semana um update importante para SSDs das linhas WD e SanDisk Extreme que corrige uma falha crítica em PCs rodando o Windows 11 24H2, versão mais recente do sistema operacional. A atualização corrige uma falha de configuração no sistema de Host Memory Buffer (HMB) que levava os computadores a apresentarem a temida tela azul da morte com frequência — a marca recomenda que os modelos afetados sejam atualizados o mais rápido possível.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Western Digital lança novos HDDs com capacidade recorde de 32 TB

Relatos de PCs com tela azul começaram a surgir nos fóruns da Western Digital no início de outubro, com donos dos modelos WD Blue SN580 e WD_BLACK SN770 estando entre os principais afetados.

Após uma breve investigação, descobriu-se que a culpa está no perfil de HMB, que estaria configurado incorretamente após a chegada do Windows 11 24H2. Desabilitar o recurso corrige o bug temporariamente, mas afeta a velocidade dos SSDs.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para agilizar a busca por informações, os SSDs criam uma espécie de mapa do armazenamento, geralmente mantido em um módulo de DRAM integrado ao disco. No entanto, a adição de DRAM sobe os custos e, consequentemente, aumenta de forma considerável o preço para o consumidor.

Integrado como padrão desde a estreia do protocolo NVMe 1.2, o HMB foi desenvolvido para contornar esse ponto e permitir que SSDs sem DRAM possam ter performance aprimorada.

Modelos que utilizam a função HMB, como o WD Blue SN5000, estão entre os afetados pela falha crítica (Imagem: Divulgação/Western Digital)

A função utiliza a própria memória RAM do computador para manter o mapa, ocupando cerca de 64 MB. No caso da falha da Western Digital, o recurso estava consumindo mais de 200 MB, gerando o conflito que levava à tela azul.

A atualização liberada nesta semana corrige o problema sem desabilitar a funcionalidade e é considerada urgente pela marca, a ponto de impedir a instalação do update do Windows caso não seja feita. No total, cinco modelos de SSDs foram afetados.

SSDs Western Digital e SanDisk com falha no HMB
Nome do SSD Início de números de modelo afetados Versão da atualização de correção
WD_BLACK SN770 2 TB WDBBDL0020BNC, WDS200T3X0E 731130WD
WD_BLACK SN770M 2 TB WDBDNH0020BBK, WDS200T3X0G 731130WD
WD Blue SN580 2 TB WDBWMY0020BBL, WDS200T3B0E 281050WD
WD Blue SN5000 2 TB WDBS3F0020BNC, WDS200T4B0E 291020WD
SanDisk Extreme M.2 2 TB SDSSDX3N-2T00 731130WD

Como atualizar SSD WD e SanDisk?

Para atualizar seu SSD, é preciso primeiro baixar e instalar o Western Digital Dashboard, disponível no site de suporte da companhia. Após a instalação, abra o programa e procure pela mensagem “Update disponível” ao lado do nome do disco e clique nela para iniciar a atualização de firmware. Tenha em mente que há o risco de perda total dos dados, portanto faça um backup dos arquivos mais importantes antes de iniciar o processo.

Leia mais matérias no ItechNews .