O Android 15 enfim foi lançado na última terça-feira (15) com novos recursos de segurança, privacidade e controle dos apps. Inicialmente, a grande atualização do sistema está disponível apenas aos celulares da linha Google Pixel, mas será expandida a aparelhos de outras marcas no decorrer dos próximos meses.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Como o Android evoluiu a cada versão | Todas as gerações
  • Quais celulares e tablets devem atualizar para o Android 15?

15 destaques do novo Android 15

O listou algumas novas funções de destaque no sistema operacional do Robozinho:

1. Espaço privado para esconder apps

O sistema agora oferece um recurso chamado “Espaço Privado” para esconder alguns aplicativos da biblioteca convencional e liberar o acesso apenas com senha, o que pode dificultar o trabalho dos curiosos. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Algumas interfaces já possuem recursos parecidos, como é o caso da One UI, da Samsung, mas agora a função foi liberada para todos os celulares Android.

2. Mensagens via satélite

Assim como o rival iOS, o Android se tornou compatível com o envio de mensagens via satélite e oferece uma alternativa em casos de emergência, quando a pessoa não tem acesso a Wi-Fi ou rede de internet móvel. A distribuição do recurso, no entanto, ainda depende das operadoras.

3. Modo Pouca Luz

O Android 15 introduziu o modo Pouca Luz no app de câmera: o recurso ajusta automaticamente a exposição em lugares com baixa luminosidade e permite tirar fotos mais nítidas. Além disso, o sistema trouxe mais extensões no controle da câmera para quem gosta dos modos personalizados de captura.

4. Modo de proteção contra roubo

O Brasil foi o primeiro país a receber os recursos de proteção contra roubo do Android, com opções para bloquear a tela ao notar movimento similar ao de furto e bloquear o aparelho à distância apenas com o número de telefone celular. A 15ª geração do sistema leva as funções para todos os usuários no mundo. 

VÍDEO: Saiba TUDO sobre o novo “modo ladrão” do Android

 

5. Otimização dos passkeys

Também conhecidas como chaves de acesso, as passkeys receberam melhorias com a atualização e agora podem autenticar contas com apenas um toque na tela. Vale destacar que o recurso substitui a senha tradicional por uma validação via biometria ou reconhecimento facial.

Google agilizou processo de autenticação por passkeys (Imagem: Reprodução/Google)

6. Arquivar apps pelas configurações

Aplicativos sem uso podem ser arquivados no Android 15 — dessa forma, ocupam menos espaço de armazenamento, mas também podem ser baixados rapidamente quando o usuário precisa abri-los. Antes, a medida era exclusiva da Play Store, mas agora virou uma configuração nativa do sistema. 

7. Gravação parcial da tela

O gravador de tela ganhou uma melhoria importante e agora consegue capturar somente uma parte da tela, como um aplicativo específico. A novidade é importante para aumentar a privacidade na hora de criar vídeos e mostrar apenas as partes consideradas necessárias.

8. Abrir pares de apps em tela dividida

Quem usa o recurso de tela dividida agora pode criar pares de apps para serem abertos simultaneamente no modo — é possível abrir o navegador e o Gmail de uma só vez, por exemplo. A novidade pode ser útil principalmente para tablets ou celulares dobráveis.

Android 15 permite salvar pares de apps para abri-los juntos (Imagem: Divulgação/Google)

9. Escolha de app padrão de carteira

A carteira do Google não é mais a unanimidade no sistema operacional: o Android 15 permite escolher o aplicativo padrão para funcionar como carteira digital no sistema. Dessa forma, é possível usar ferramentas de terceiros, como a Samsung Wallet, para realizar pagamentos e armazenar cartões.

10. Barra de tarefas para dobráveis e tablets

Aplicativos com telas grandes, como tablets e celulares dobráveis, ganharam uma nova barra de tarefas que pode ser fixada na parte inferior da tela. O recurso armazena alguns de seus principais apps (incluindo os já mencionados pares de tela dividida) e fornece um atalho para abri-los.

Barra de tarefas facilita na hora de abrir aplicativos (Imagem: Divulgação/Google)

11. Nova pré-visualização de widgets

A atualização do sistema mudou a forma de ver os widgets antes de colocá-los em prática na tela inicial. Além de dividi-los entre categorias temáticas, é possível conferir uma prévia maior do recurso em funcionamento.

12. Recursos adicionais de segurança 

Similar aos recursos contra celular roubado do iOS, o Android 15 lançou novas configurações de autenticação para tarefas sensíveis do aparelho, como desativar o Encontre Meu Dispositivo e remover o cartão SIM. Essas ações normalmente são feitas por invasores e agora existe uma camada adicional de proteção.

13. Bloqueio contra tentativas erradas de login

Outra novidade de segurança é um bloqueio do aparelho após muitas falhas seguidas na hora de fazer login. Dessa forma, um ladrão não pode tentar várias combinações de PIN em sequência sem travar o aparelho. 

14. Nova tela de volume

Os aparelhos Pixel compatíveis com a atualização receberam um novo painel para controlar o volume. Além de incluir os níveis de áudio para cada tipo de mídia, o Android traz barras maiores para facilitar a navegação.

15. Autenticação no modo de webcam

O Android 14 trouxe uma opção para usar o celular como webcam e a versão sucessora lançou um recurso adicional de segurança: ao abrir a função, é necessário autenticar a ação com biometria, PIN ou reconhecimento facial.

LEIA TAMBÉM:

  • Pixel 9 faz venda de celulares do Google dispararem
  • Moto G75 chega ao Brasil com IA, resistência militar e 5 anos de atualizações
  • Motorola libera Android 15 Beta para alguns celulares

Leia mais matérias no ItechNews .