O recém-chegado Hyundai Creta Ultimate, totalmente renovado, reforçou uma tendência de mercado que vem conquistando cada vez mais espaço entre os consumidores: a de lançar SUVs compactos e potentes.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 10 melhores SUVs para comprar com até R$ 100 mil em 2024
  • Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com autonomia monstruosa

A mudança drástica aplicada pela montadora sul-coreana ao utilitário não foi somente no design. Sob o capô da versão Ultimate, posicionada no topo da gama, está a principal alteração: a troca do motor.

A Hyundai resolveu aposentar o já cansado 2.0 aspirado e introduzir o novo Gamma II 1.6 TGDI, um propulsor turbo que atende ao ciclo L8 do Proconve e é 9% mais eficiente que o antecessor. Além disso, a troca colocou o modelo entre os SUVs compactos mais potentes do Brasil.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Pensando nisso, veja a lista dos 5 SUVs compactos mais potentes à venda no Brasil.

5. Caoa Chery Tiggo 5X Hybrid

Vamos abrir a lista dos 5 SUVs compactos mais potentes do Brasil com um modelo sino-brasileiro: o Tiggo 5X Hybrid, da Caoa Chery.

Tiggo 5X Pro tem na versão híbrida uma das mais potentes do Brasil (Imagem: Divulgação/Caoa Chery)

O carro é um micro-híbrido (MHEV) que tem o powertrain formado por um motor 1.5 turbo atrelado a um sistema elétrico. A potência total combinada é de 160 cv, com o bom torque de 25,5 kgf/m.

4. Renault Duster

Vamos pular da Ásia para a Europa com o quarto entre os SUVs compactos mais potentes do Brasil. Estamos falando do Renault Duster, que tem sob o capô o motor 1.3 Turbo TCe.

Renault Duster com motor 1.3 turbo também está na lista dos SUVs compctos mais potentes (Imagem: Divulgação/Renault(

Essa configuração dá ao condutor 170 cv de potência e 27,5 kgf/m de torque. Mesmo sem qualquer nível de eletrificação, ele garante um bom desempenho para quem procura por um SUV robusto, mas ágil.

3. Honda HR-V e BYD Yuan Pro

O terceiro lugar na lista dos 5 SUVs compactos mais potentes do Brasil tem seu primeiro empate técnico entre dois representantes, sendo um do segmento a combustão e outro 100% elétrico: o Honda HR-V e o BYD Yuan Pro.

Honda HR-V entrega mesma potência do BYD Yuan Pro (Imagem: Felipe Ribeiro/)

Ambos entregam 177 cv de potência ao condutor, mas há diferenças por conta do tipo de propulsor. O Yuan Pro, por ser um BEV, joga os 29,5 kgf/m de torque de forma imediata ao volante, enquanto o Honda HR-V, que tem motor 1.5 turbo, entrega os 24,5 kgf/m de acordo com a aceleração aplicada.

2. Pulse Abarth, Fastback Limited Edition, Fastback Abarth e Renegade

A segunda colocação tem um empate entre vários competidores de três bandeiras diferentes, mas todas pertencentes a Stellantis: o Pulse e o Fastback Limited Edition, da Fiat, o Fastback Abarth, da Abarth, e o Renegade, da Jeep.

Fastback Abarth está entre os SUVs compactos mais potentes do Brasil, empatado com outros três carros (Imagem: Paulo Amaral/)

Os quatro SUVs compactos se posicionam entre os mais potentes do Brasil por compartilharem exatamente o mesmo powertrain. Todos rodam com o motor 1.3 Turbo Flex, que entrega 185 cv de potência e 27,5 kgf/m de torque. A diferença no desempenho se dá por conta do peso e da aerodinâmica, que são diferentes em cada modelo.

1. Hyundai Creta Ultimate

Vamos fechar a lista dos SUVs compactos mais potentes do Brasil justamente com o modelo que inspirou a criação desse conteúdo: o Hyundai Creta Ultimate, versão topo de linha do utilitário que “mudou drasticamente”, segundo os executivos da marca.

Novo Hyundai Creta Ultimate é o SUV compacto mais potente do Brasil atualmente (Imagem: Eugenio Augusto Brito/)

A Hyundai equipou o Creta Ultimate com o novo motor Gamma II 1.6 TGDI, um turbo que entrega ao motorista 193 cv de potência e 27 kgf/m de torque. A combinação fez do Creta Ultimate o SUV compacto mais potente do Brasil.

De acordo com a marca, o conjunto empurra o SUV de 0 a 100 km/h em apenas 7,8 segundos e atinge 210 km/h de velocidade máxima. Além disso, é 9% mais eficiente que o antigo 2.0 aspirado, com médias de consumo que variam entre 11,9 e 13,5 km/l com gasolina, na cidade e na estrada, respectivamente.

Leia mais matérias no ItechNews .