Para as próximas 24 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja de “perigo” válido para oito estados brasileiros, incluindo Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Porção mais ao norte de São Paulo também deve enfrentar problemas com o excesso de chuvas e risco de corte de energia elétrica, em pleno fim de semana. As temperaturas caem de forma generalizada nos locais mais afetados.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Chuva raríssima causa inundação no deserto do Saara; veja imagens
- Pode tomar banho durante uma tempestade com raios?
O alerta laranja de perigo do Inmet foi emitido neste domingo (20), às 8h40, e valerá até segunda-feira (21), às 10h. Para os locais afetados, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h. Os ventos serão intensos, podendo variar entre 60 a 100 km/h.
De forma geral, há risco de queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais, descargas elétricas e até de cortes de energia. A probabilidade das chuvas intensas já era indicada desde a última semana.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
8 estados com chuvas intensas
Segundo o alerta de risco para chuvas intensas, oito estados e o Distrito Federal terão chuvas intensas neste domingo, conforme apontam os modelos de meteorologia. A seguir, confira os locais afetados pelas precipitações:
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo (extremo norte);
- Espírito Santo;
- Bahia;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Distrito Federal.
Mais chuva no resto do Brasil?
Embora os oito estados e o Distrito Federal (já citados) irão concentrar o maior volume de chuvas no fim de semana, outros estados registram precipitações, segundo o Inmet. Isso porque dois alertas amarelos de “potencial perigo” também foram divulgados. O primeiro envolve chuvas intensas e o segundo prevê tempestades.
No caso do alerta amarelo para tempestades, os ventos podem chegar até 60 km/h, e há possibilidade de queda de granizo. Veja quais estados podem ser atingidos nas próximas horas:
- São Paulo (novamente a parte mais ao norte);
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul.
Agora, em relação ao outro alerta amarelo para chuvas, os ventos novamente podem chegar a 60 km/h, mas há “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, segundo o Inmet. Confira os locais mais afetados:
- Acre;
- Amazonas;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Bahia;
- Espírito Santo;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Pernambuco;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Piauí;
- Tocantins.
Vale observar que alguns estados receberam mais um alerta do Inmet. Isso ocorre por causa da sobreposição dos fenômenos envolvendo a intensidade das chuvas. Outra questão é que, em alguns casos, o alerta laranja só abrange uma porção do estado, enquanto a outra está exposta a um risco menor, com alerta amarelo.
Leia mais matérias no ItechNews .