O Chevrolet Equinox EV chegou ao Brasil para ocupar um lugar de destaque entre os SUVs 100% elétricos. Construído sob a plataforma Ultium, a mais moderna da GM, ele tem no combo formado por eficiência energética e pacote tecnológico o grande trunfo para superar os rivais mais tradicionais e, de quebra, incomodar também concorrentes de uma prateleira acima, os chamados “veículos premium”.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com autonomia monstruosa
- 5 SUVs rivais do Chevrolet Equinox EV no Brasil
Após acompanhar in loco o evento de lançamento do SUV médio no Brasil, tive a oportunidade, em nome do , de experimentar o Chevrolet Equinox EV em um test-drive rápido, mas diferente, realizado dentro do CPCA, campo de provas oficial da GM, em Indaiatuba, interior de São Paulo.
O novo SUV médio 100% elétrico da Chevrolet foi testado em diversos tipos de circuitos, cada um deles projetado para levar ao extremo os mais diferentes features do modelo global da marca de origem estadunidense. E a cada etapa terminada, uma certeza crescia: a de que o Equinox EV não chegou ao Brasil apenas para fazer número.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Confira a seguir as primeiras impressões do a bordo do novíssimo Chevrolet Equinox EV, e sinta um gostinho do que o SUV de dois motores elétricos, 292 cv de potência, 47,8 kgf/m de torque e autonomia para rodar até 443 quilômetros por ciclo tem a oferecer ao exigente consumidor brasileiro.
Equinox EV encarou até “enchente”
O test-drive ao volante do Chevrolet Equinox EV não foi tão longo quanto o normalmente oferecido pelas montadoras no lançamento de outros modelos, já que, por conta de detalhes burocráticos, os carros não estavam emplacados, ou seja, legalizados para ir às ruas.
A solução foi simples e, sem exageros, perfeita, já que a pista de testes da GM, formada por mais de 15 circuitos diferentes, conseguiu dimensionar com precisão como é o comportamento do SUV médio diante dos mais diversos desafios.
Um dos mais simples foi comprovar, na prática, se o Equinox EV chega mesmo do 0 absoluto aos 100 km/h em 5,8 segundos e, apesar de não ter disparado um cronômetro, a contagem “manual” do “repórter-piloto” mostrou que a aferição oficial não mente.
Agora o 0 a 100 no Equinox da @chevroletbrasil . Bora ver tudinho no @canaltech ??? pic.twitter.com/rftHyeZCtt
— Paulo Amaral (@Amaral13) October 11, 2024
Ainda no que diz respeito à velocidade, também levamos o SUV ao limite em uma das muitas enormes retas do campo de testes. Chegamos aos 188 km/h, velocidade máxima limitada eletronicamente para, de acordo com o engenheiro que acompanhou a reportagem, “maximizar a vida útil da bateria”.
Tração eAWD e regeneração de energia dão show
Rotulado pelos executivos como “o SUV high tech de verdade”, o Equinox EV realmente deu um show de tecnologia, principalmente no que diz respeito à nova tração eAWD, que é integral em 100% do tempo, e no quesito regeneração de energia.
Controle de estabilidade e tração eAWD do #equinoxev , da @GM dando um show na pista pic.twitter.com/EpBKrogXlw
— Paulo Amaral (@Amaral13) October 11, 2024
Para esse teste, colocamos as rodas do lado direito do SUV no granito e as esquerdas em uma parte molhada da pista. Depois, atendendo ao comando do engenheiro da GM, aceleramos e freamos para simular a aquaplanagem e ver como os controles de estabilidade e tração agem para manter o motorista sempre no controle total do carro.
A regeneração de energia das baterias, oriunda das frenagens e do uso do One Pedal com dois níveis de atuação, foi colocado à prova em um circuito batizado de City Traffic (trânsito urbano, em português). E brilhou.
Em um trecho de 0,9 km, ele recuperou exatamente o equivalente a 0,9 km. Ou seja: o Equinox EV rodou por quase 1.000 metros sem consumir nada de energia. No percurso total, de 15,6 km, o índice de regeneração também foi alto, e retornou 11,4 km para as baterias.
Toda a eficiência do #equinoxev, da @chevroletbrasil . Vê lá no @canaltech pic.twitter.com/uRML24CgGL
— Paulo Amaral (@Amaral13) October 10, 2024
Segundo os engenheiros da marca, é por isso que, embora a aferição oficial do Inmetro indique autonomia de 443 quilômetros, o SUV pode rodar até 600 km por ciclo, caso o uso dos recursos tecnológicos atrelados às baterias de 85 kWh seja feito da forma correta.
Equinox EV encara até enchente
O Equinox EV se mostrou competente em terrenos acidentados e até em pequenas inundações. O SUV elétrico encarou uma espécie de tanque com água batendo na altura das rodas, suficiente para “estragar as baterias”, caso não houvesse proteção. E passou com louvor em mais um teste de fogo (ou seria de água?).
O #equinoxev , da @chevroletbrasil , não tem medo nem de enchente. Dúvida? Vê lá no @canaltech pic.twitter.com/ocopISnwIP
— Paulo Amaral (@Amaral13) October 11, 2024
Segundo os engenheiros da marca, essa parte do test-drive foi projetada para jogar por terra o mito de que carro elétrico é perigoso na chuva, que pode dar choque ao ser lavado, e que não supera pequenas enchentes.
“A bateria, por ser de alta tensão e envolver um risco, tem todas as partes por onde passam as correntes elétricas totalmente isoladas. É totalmente seguro. Até para fazer manutenção ou reparo há uma chave central para desabilitar essa corrente de alta tensão”, explicou
Há muito mais a ser elogiado após a primeira impressão a bordo do Chevrolet Equinox EV, mas, até por justiça, é preferível esperar por um convívio mais longo de posse do SUV elétrico da GM. Dessa forma, após uma análise minuciosa e “microscópica”, poderemos afirmar se os R$ 419 mil cobrados pelo modelo é um preço salgado ou não perante os principais rivais.
Leia mais matérias no ItechNews .