Todos os smartphones top de linha de 2025 serão verdadeiras máquinas de IA se depender do novo Snapdragon 8 Elite que a Qualcomm apresentou hoje (21) em seu evento anual Snapdragon Summit, nos EUA. O novo motor de inteligência artificial vai impactar desde a câmera dos celulares até o processamento de voz humana e a conectividade 5G.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Linha Galaxy S25 traria Snapdragon 8 Gen 4 em todos os modelos
- Snapdragon 6 Gen 3 chega com IA aprimorada para intermediários
- Xiaomi 15 ganha suposto teaser com inédito Snapdragon 8 Elite
O consumidor final que está de olho no vindouro Galaxy S25 ou Xiaomi 15, por exemplo, deve conseguir editar fotos, gerar texto, transcrever gravações e dar comandos de voz para o sistema de forma mais rápida e natural.
A Qualcomm fala em um ganho de até 45% de desempenho em tarefas de inteligência artificial em relação ao que foi visto no Snapdragon 8 Gen 3 do ano passado. Fora isso, o novo chip seria 25% mais econômico em termos de bateria do que o modelo anterior.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nova nomenclatura
Esperado inicialmente como “Snapdragon 8 Gen 4”, o novo chip da Qualcomm recebeu uma mudança na sua nomenclatura para refletir o novo posicionamento da marca.
O nome “Elite” agora deve ser usado nas plataformas mais poderosas da Qualcomm e já tinha aparecido na família de chips para notebooks da empresa com o Snapdragon X Elite. Agora o Snapdragon 8 Elite vai acompanhar os principais smartphones top de linha de 2025.
Nova CPU com núcleos Oryon
O chip teve sua arquitetura redesenhada e não segue mais aquele modelo BIG.LITTLE, que trazia núcleos de alta performance pareados com alguns focados em eficiência energética para tarefas simples.
Agora, a CPU não tem mais núcleos de eficiência: são dois núcleos principais que podem chegar a 4,32 GHz e mais seis de alto desempenho que chegam até 3,53 GHz. Segundo a Qualcomm, todos possuem alta eficiência energética, então não foi necessário trabalhar em componentes específicos para isso.
Este é o primeiro SoC (System on a Chip) fabricado na escala de 3 nm da Qualcomm. Combinando isso com o redesenho da arquitetura dos novos núcleos Oryon de segunda geração, o Snapdragon 8 Elite trouxe uma série de melhorias na comparação com o chip top de linha anterior da marca:
- 45% mais desempenho em medições single-core;
- 45% mais desempenho em medições multi-core;
- Navegação web 62% mais rápida;
- 40% mais desempenho para jogos;
- 35% mais performance em ray-tracing;
- 45% mais desempenho por watt em tarefas de IA (medido no modelo MLPerf-RDN).
IA em tudo
Os dados de desempenho para tarefas de inteligência artificial do Snapdragon 8 Elite foram obtidos por testes da própria Qualcomm em smartphones protótipos feitos pela empresa.
O pôde realizar alguns benchmarks com esses dispositivos durante o evento da Qualcomm, mas os ganhos de desempenho só serão demonstrados na prática quando fabricantes como Samsung, Motorola, Xiaomi e outras implementarem o chip em seus smartphones top de linha.
Esse ganho de 45% de desempenho na comparação com o chip anterior significa basicamente que as tarefas que envolvem IA poderão rodar em grande parte diretamente no celular em vez de serem enviadas para a nuvem. Isso pode garantir mais privacidade e rapidez na edição de imagens com ferramentas como o Galaxy IA, por exemplo, sem internet disponível.
Assistentes de IA também devem rodar de maneira mais natural, não só devido à NPU (Unidade de Processamento Neural) mais poderosa, mas também à característica multimodal do chip. Isso quer dizer que o motor de IA da Qualcomm agora é capaz de processar a fala humana diretamente sem precisar converter tudo em texto primeiro.
O mesmo vale para sons, música, fotos, vídeos e visão em tempo real através das câmeras. Todos esses modos de entrada de dados agora podem ser processados diretamente pelo motor de IA do chip para garantir menor latência ao gerar as respostas que o usuário final espera.
Apesar dessas melhorias feitas diretamente na plataforma, as fabricantes precisam saber aproveitar a base que a Qualcomm está oferecendo e escrever software capaz de entregar tudo isso para quem comprar um smartphone top de linha de marcas como Samsung, Xiaomi, Motorola, Realme e mais.
A Qualcomm também aproveitou para incluir IA no seu modem 5G, com o objetivo de tornar o gerenciamento de múltiplas antenas mais eficiente.
O processador de sinal de imagem também recebeu um upgrade com IA e, agora, consegue receber até três feeds simultâneos de câmeras, cada uma com até 48 MP. Isso garante não só uma entrada de dados bem grande, como também permite segmentar as imagens de forma ilimitada, segundo a Qualcomm.
Com essa segmentação, as fabricantes de smartphones e tablets podem trabalhar em ferramentas que removem objetos indesejados de vídeos ou que corrigem a iluminação das fotos apenas em áreas específicas. A empresa fala ainda em correção em tempo real de tons de pele e da exposição do céu.
GPU fatiada para jogos
Smartphones que rodarem o novo Snapdragon 8 Elite podem apresentar uma performance geral até 40% maior em jogos, segundo os testes da Qualcomm. A empresa ainda comenta que o chip é capaz de realizar ray-tracing 35% mais rapidamente, o que deve garantir jogos mais realistas do ponto de vista da renderização de luz e reflexos.
A GPU Adreno do novo chip foi criada em três “fatias”, cada uma rodando com até 1,1 GHz, e memória gráfica dedicada. A marca fala que o novo design garante um consumo de energia 40% menor que a solução adotada no seu chip anterior, mesmo considerando os benefícios de desempenho.
Desenvolvedores de games poderão usar ferramentas como Chaos Physics, Nanite e Unreal Engine 5.3.
Disponibilidade do Snapdragon 8 Elite
Os primeiros smartphones a contarem com o Snapdragon 8 Elite devem ser alguns aparelhos de grandes marcas chinesas, como a Xiaomi e IQOO. O Xiaomi 15 já teve até teasers divulgados que destacavam o chip da Qualcomm.
Mas a primeira grande linha de celulares a chegar ao Brasil com o 8 Elite deve ser mesmo os Galaxy S25 da Samsung, esperados para o início de 2025.
Ficha técnica do Snapdragon 8 Elite
Especificações e Recursos | |
CPU | Qualcomm Oryon™ CPU – Arquitetura de 64 bits, Núcleo principal de até 4,32 GHz, Núcleos de desempenho de até 3,53 GHz |
GPU | Adreno GPU – Ray Tracing acelerado por hardware, suporte ao Unreal Engine 5.3, Nanite e Chaos Physics Engine, até 40% de melhoria no desempenho, suporte a HDR10+, HDR10, HLG, Dolby Vision, decodificadores de vídeo H.265, VP9, AV1 |
Câmera | ISP Qualcomm Spectra™ – IA ISP com processamento de segmentação em tempo real, suporte para até 48 MP em câmeras triplas a 30 FPS com Zero Shutter Lag, captura de fotos de até 320 MP, vídeo 8K HDR a 60 FPS, super-resolução de vídeo, entre outros |
Memória | Suporte para memória LP-DDR5x de dois canais de até 5,3 GHz, densidade de até 24 GB |
Tela | Suporte para resolução de até 4K @ 60 Hz, QHD+ @ 240 Hz, suporte HDR10, HDR10+, Dolby Vision, taxa de atualização variável de 240 Hz a 1 Hz |
Áudio | Snapdragon Sound™ Technology Suite – Qualcomm aptX™ Adaptive, aptX Lossless, Qualcomm Aqstic™, suporte a áudio espacial com rastreamento de cabeça, Qualcomm XPAN para cobertura sem fio de alta qualidade |
Modem 5G | Snapdragon X80 5G Modem-RF – Velocidades de downlink de até 10 Gbps, uplink de até 3,5 Gbps, suporte mmWave e sub-6 GHz, AI Suite Gen 3 para melhorias em energia, cobertura, latência e QoS, suporte a Dual-SIM Global (DSDA) |
Conectividade | Qualcomm FastConnect™ 7900 – Wi-Fi 7 com velocidade de pico de 5,8 Gbps, Bluetooth 6.0, LE Audio, UWB integrado, FiRA, CCC |
Inteligência Artificial |
Qualcomm AI Engine – Hexagon NPU com aceleradores de escalar, vetor e tensor, suporte a precisão INT4, INT8, FP16, e multitarefas simultâneas de IA com IA multimodal |
Segurança |
Truepic com C2PA para autenticação de fotos e vídeos, proteção de IP para modelos de IA |
Localização |
Suporte a GPS, Glonass, BeiDou, Galileo, QZSS, NavIC, GNSS de tripla frequência, posicionamento assistido por sensor |
O jornalista viajou à Maui (Havaí), nos EUA, a convite da Qualcomm.
Leia mais matérias no ItechNews .