A tecnologia de upscaling do PlayStation 5 Pro, o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), foi colocado ao lado de serviços já estabelecidos no PC como o AMD FSR 3.1 e o NVIDIA DLSS pelo Digital Foundry, mostrando o que esperar dele na nova versão do console da Sony. 

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Os testes foram realizados com Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão e, mesmo rodando em plataformas diferentes, dá para ter uma ideia do que o PS5 Pro garantirá ao público quando for lançado em 7 de novembro de 2024.

A versão de PC do jogo da Insomniac Games usa uma implementação diferente do Dynamic Resolution Scaling, mas, aproximando as configurações da versão para computadores com o que será visto no PlayStation 5 Pro e com o PSSR ativado, vemos que a tecnologia da Sony trouxe melhores resultados do que os vistos no AMD FSR 3.1.


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De acordo com o Digital Foundry, o PSSR supera o FSR 3.1 em anti-aliasing e durante a movimentação. Porém, ele ainda segue atrás do NVIDIA DLSS em alguns cenários. Os especialistas motram que o upscaling do PlayStation 5 Pro traz imagens mais suaves, mas o da NVIDIA resolve a geometria com menos aliasing. 

Eles também afirmam que era esperado que Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão apresentasse bons resultados — já que a Insomniac Games é um estúdio firsty party —, porém o verdadeiro desafio do PSSR será com jogos com baixa resolução interna, como é o caso de Alan Wake 2 que roda em 864p no PlayStation 5 padrão.

Upscaling no PlayStation 5 Pro

É importante mencionar que a NVIDIA permanece na frente com o DLSS pela sua experiência com este tipo de tecnologia. A primeira versão do sistema de upscaling foi lançada há seis anos e desde então tem sido aprimorado, trazendo mais recursos com o passar do tempo.

Ou seja, o FSR, que foi lançado em 2021, e o PSSR, que ainda nem chegou de forma oficial, ainda têm um longo caminho pela frente com otimizações e recursos que serão adicionados no futuro. 

 

Ao menos a técnica de upscaling do PS5 Pro se mostra promissora com reflexos iluminados por ray tracing e estabilidade de imagem. Ainda que nesses aspectos eles tenham obtido resultados melhores que o NVIDIA DLSS, é importante mencionar que a Insomniac Games pode ter uma amostra personalizada do recurso para gerar as melhorias. 

Ainda que os testes continuem, os dados sobre o PlayStation 5 Pro e o PSSR devem ser apresentados oficialmente em novembro — com o lançamento do novo console e a chegada de atualizações para a plataforma.

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