A Meta suspendeu diversos perfis no Instagram e Threads que rastreavam os percursos dos jatos particulares de personalidades como Elon Musk, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Donald Trump e Kim Kardashian, nesta segunda-feira (21).

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Google revela os prompts de IA mais populares entre profissionais de tecnologia
  • Meta AI no WhatsApp: entenda como funciona o chatbot

A queda dos perfis foi notificada pelo proprietário das 38 contas, o estudante Jack Sweeney. Na nota publicada no Threads, ele avisou sobre a suspensão e criticou a decisão da Meta, alegando não ter recebido nenhum aviso prévio sobre a ação. 

Ao acessar as contas suspensas, um aviso de queo link estaria quebrado ou a página removida é exibido. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O estudante usava dados disponíveis publicamente para mostrar as rotas de voos de jatos particulares nas redes sociais. Essas informações são disponibilizadas por um protocolo de comunicação na aviação conhecido como ADS-B (Transmissão de Vigilância Dependente Automática, em tradução livre), usado para rastrear aeronaves.

Em nota ao TechCrunch, um porta-voz da Meta informou que as contas violavam a política de privacidade da plataforma e citou o “risco de dano físico” contra os indivíduos que tinham os jatos rastreados. 

Suspensão já havia acontecido antes

Em dezembro de 2023, Sweeney teve a conta do Instagram que rastreava os percursos feitos pelo jato particular da cantora Taylor Swift suspensa. 

O feito aconteceu logo após os advogados da cantora enviarem uma carta para Meta para solicitar o encerramento das atividades do perfil , ao alegar que a prática representava uma “ameaça iminente à segurança e ao bem estar” da artista. 

Um ano antes dessa suspensão, em dezembro de 2022, a conta que rastreava o jato particular de Elon Musk pelo X (ex-Twitter) também foi desativada permanentemente. 

Veja outras matérias do :

  • Instagram adota reconhecimento facial para combater fraudes em anúncios
  • iOS 18.1 será lançado no fim de outubro com Apple Intelligence para iPhone
  • Como funciona o novo Kindle colorido

VÍDEO: A Alexa ficou para trás com a evolução da inteligência artificial?

 

 

Leia mais matérias no ItechNews .