A Qualcomm anunciou hoje (22) dois novos chips para ajudar a indústria automotiva a dar o próximo passo em direção aos veículos definidos por software.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Realme anuncia o primeiro celular com Snapdragon 8 Elite no Brasil
  • Celulares Android agora podem ter mais atualizações que iPhones

As novas plataformas Snapdragon Cockpit Elite e Snapdragon Ride Elite utilizam a mesma base tecnológica que vemos nos chips para celulares feitos pela empresa, mas focam em trazer avanços significativos em inteligência artificial, segurança e eficiência energética para os veículos do futuro.

Segundo a Qualcomm, toda a tecnologia que vemos hoje nos nossos carros foi concebida a partir de um emaranhado de componentes distintos, cada um com uma função limitada.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Esses componentes raramente conversam entre si, e as fabricantes geralmente não conseguem fazer modificações no software que embarca nesses componentes uma vez que os carros saem da linha de montagem.

Cristiano Amon, brasileiro CEO da Qualcomm durante o Snapdragon Summit 2024 (Imagem: Léo Müller)

Os Snapdragon Cockpit Elite e Ride Elite vão na direção oposta dessa tendência e buscam concentrar o máximo de atividades em um só chip para evitar fragmentação. Isso permitirá que montadoras implementem e atualizem recursos com mais agilidade, entregando experiências digitais diferenciadas aos motoristas.

Segundo a empresa, as novas plataformas possibilitarão a integração de funções de cockpit digital avançado e direção automatizada em um único sistema. A ideia da Qualcomm é facilitar a vida das montadoras e impulsionar a adoção de veículos mais inteligentes e conectados.

Inteligência artificial no seu carro

As plataformas Snapdragon Cockpit Elite e Snapdragon Ride Elite se destacam pela capacidade de processamento e pela eficiência energética. Com uma Unidade de Processamento Neural (NPU) dedicada e multimodal, o desempenho em tarefas de inteligência artificial foi multiplicado por 12 em relação às gerações anteriores.

Isso garantirá a análise em tempo real de dados internos e externos ao veículo para que o sistema de direção autônoma tome decisões mais rápidas e seguras no trânsito.

É interessante notar que houve uma mudança de mentalidade no desenvolvimento de chips de IA para carros. Até a geração passada, as marcas perseguiam mais poder de fogo para alcançar uma alta contagem de TOPs (trilhões de operações por segundo).

“Não vamos divulgar números exatos de TOPS hoje, mas o foco está em equilibrar desempenho e eficiência. A integração de IA de ponta no cockpit e a capacidade de lidar com modelos multimodais e múltiplos parâmetros são as nossas prioridades”, revelou Mark Granger, gerente de produto automotivo da Qualcomm durante o Snapdragon Summit 2024 no Havaí.

Outro destaque é o sistema avançado de câmeras, com suporte a mais de 40 sensores e até 20 câmeras de alta resolução, para gerar uma cobertura de 360 graus e monitoramento interno da cabine.

A integração de ferramentas de inteligência artificial aprimora a qualidade das imagens e garante que tanto a segurança quanto a experiência de entretenimento sejam mais aprimoradas para os ocupantes dos veículos equipados com os novos chips.

As plataformas Snapdragon Cockpit Elite e Snapdragon Ride Elite estarão disponíveis para amostragem em 2025, e a expectativa é que montadoras em todo o mundo adotem essas novidades nos anos seguintes.

Contudo, ainda não temos datas concretas para que os novos chips cheguem às ruas nem uma lista de modelos específicos que vão adotar as novidades da Qualcomm.

O jornalista viajou a Maui (Havaí), nos EUA, a convite da Qualcomm.

Leia mais matérias no ItechNews .