Os processadores AMD Ryzen Z2, que estão sendo produzidos para trazer mais desempenho para dispositivos portáteis, podem contar com até 12 unidades computacionais dentro da arquitetura gráfica RDNA 3.5.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Review ASUS ROG Ally X | O melhor console portátil com Windows e Ryzen Z1
  • AMD confirma Ryzen Z2, nova CPU para portáteis com até 300% mais bateria

Rumores indicam que a AMD está preparando algumas versões diferentes de seu novo chip, buscando atender diferentes necessidades do mercado como eficiência energética.

O insider “9550pro” revelou em seu perfil no X (antigo Twitter) que há três variantes dos processadores AMD Ryzen Z2 em produção: o principal seria o Z2 Extreme (RDNA 3.5), enquanto os outros dois seriam as APUs Z2 (RDNA 3) e Z2G (RDNA 2).


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O desenvolvimento de um suposto chip AMD Ryzen Z2 Extreme X, com 16 unidades computacionais, é declarado como cancelado neste vazamento. No entanto, é importante lembrar que a companhia não se manifestou oficialmente sobre os novos processadores e suas especificações.

Quando os Ryzen Z2 serão lançados?

Com lançamento agendado para o início de 2025, a AMD trará as CPUs Ryzen Z2 para substituir o modelo atual, o Z1. Ele foi lançado em 2023 com a arquitetura Zen 4 para dispositivos portáteis.

Levando em consideração que os processadores Ryzen 9000 estrearam a geração “Zen 5”, é possível que os novos Z2 também tragam melhorias como menor consumo de bateria. Esse, inclusive, é um dos principais problemas relatados pelos usuários de consoles portáteis disponíveis atualmente no mercado.

Há potencial para que os Ryzen Z2 também estejam presentes nas novas versões de consoles portáteis como o ASUS ROG Ally e ROG Ally X, assim como os próximos Lenovo Legion GO.

Os Ryzen Z2 provavelmente estarão equipados nos portáteis da próxima geração (Foto: Divulgação/AMD)

Apesar das expectativas também indicarem que um “Steam Deck 2” usará os processadores AMD Ryzen Z2, a Valve não se pronunciou oficialmente sobre quais especificações está buscando para uma futura versão do dispositivo portátil.

Leia mais matérias no ItechNews .