A Intel e Samsung iniciarão uma parceria na fabricação de semicondutores. Segundo informações do portal sul-coreano MK, a “aliança de fundição” tem como objetivo enfrentar o domínio da taiwanesa TSMC nessa indústria.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Linha Intel Arrow Lake-H vaza com até 16 núcleos e clocks de 5,4 GHz
- Samsung e TSMC apresentarão avanços em transistores CFET em dezembro
Segundo o site, Pat Gelsinger, CEO da Intel, já estaria em contato com executivos da Samsung, entre eles o presidente Lee Jae-Yong, para organizarem uma reunião e acertarem a aliança inédita na indústria de semicondutores. Portanto, a parceria pode ser anunciada em breve.
Caso essa parceria vá para frente, as gigantes da indústria podem compartilhar suas fábricas em países como EUA, Coreia do Sul, China, Irlanda e Israel, onde ambas atuam, além de realizarem, de forma conjunta, pesquisas para o desenvolvimento de novos processos e tecnologias de fabricação de semicondutores.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Se a Intel e a Samsung formarem uma aliança de fundição, o potencial de sinergia é ilimitado. No entanto, como a TSMC tem um status tão grande, seria difícil esperar um grande efeito cascata imediatamente”, afirma Kim Hyung-Jun, analista da indústria e ex-professor da Universidade de Seul, ao site MK.
Intel e Samsung não vivem melhor momento
Ambas as empresas estão entre as maiores fabricantes de semicondutores do mundo, mas mesmo assim ainda ficam consideravelmente atrás da TSMC, que tem em sua cartela de clientes gigantes da tecnologia como Apple, NVIDIA, AMD e Qualcomm.
Tanto a Intel, quanto a Samsung não vivem seus melhores momentos nesse setor. O Time Azul já revelou que está passando por uma reestruturação, levando a Intel Foundry para ser uma subsidiária independente, a separando dos outros negócios da empresa.
As duas também passam por grandes rodadas de demissões como parte dessas reestruturações. A Intel já começou, demitindo milhares de pessoas nos EUA na semana passada; já a Samsung deve desligar 30% de seus funcionários em todo o mundo ainda neste ano.
Segundo a reportagem do site sul-coreano, a TSMC detém 62,3% da fatia da indústria de semicondutores. A Samsung, por outro lado, conta com somente 11,5%. Se considerarmos somente os processos de produção mais avançados como 3 e 5 nm, a fabricante taiwanesa domina 92% do segmento.
Falando em parcerias, recentemente a Intel se aliou à AMD para fortalecer o ecossistema de processadores x86. Já a Samsung está trabalhando junto com a ARM na fabricação de chips de 2 nm.
Leia mais matérias no ItechNews .