Que tal ajudar a NASA a encontrar formas de reciclar resíduos em missões espaciais? É esta a proposta do LunaRecycle Challange, o novo desafio da agência espacial que procura soluções para processar resíduos inorgânicos, como embalagens de alimentos e materiais de experimentos científicos. As melhores propostas vão receber prêmios de US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 17 milhões na cotação atual).
- Clique e siga o no WhatsApp
- Quantas horas são na Lua? É isso que a NASA está tentando decifrar
- NASA desafia estudantes a descobrirem como lidar melhor com a poeira lunar
A competição conta as trilhas de Construção de Protótipos e Duplas Digitais. A primeira é focada no design e desenvolvimento de componentes de hardware e sistemas para reciclar um ou mais resíduos sólidos na superfície da Lua. Já a das Duplas Digitais é focada no desenvolvimento de uma réplica virtual de um sistema completo de reciclagem de resíduos sólidos lá, bem como de produção.
As equipes podem entrar em uma ou ambas as trilhas, cada uma com seu próprio prêmio. Para participar, basta enviar a ideia ou a proposta para o formulário de inscrição disponibilizado pela agência espacial. O desafio é aberto para interessados de qualquer país.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Não é de hoje que a NASA e outras agências espaciais já trabalharam em soluções para reduzir a massa e o volume dos resíduos gerados em suas missões. Agora, a ideia da competição é priorizar tecnologias para reciclar os resíduos e transformá-los em produtos que podem ser usados para a exploração espacial.
Para isso, o concurso incentiva o projeto e desenvolvimento de soluções de reciclagem com alta eficiência energética, pouca massa e baixo impacto. As propostas devem lidar com a geração de resíduos e melhorar a sustentabilidade de missões lunares de longa duração.
“Com esse desafio, estamos buscando abordagens inovadoras do público para o gerenciamento de resíduos na Lua e pretendemos levar as lições aprendidas de volta à Terra, para o benefício de todos”, comentou Amy Kaminski, executiva do programa de Prêmios, Desafios e Crowdsourcing da NASA.
Leia mais matérias no ItechNews .