Apesar de serem infinitos, a identificação de novos números primos torna-se cada vez mais difícil. No entanto, um matemático amador conseguiu descobrir o maior número primo já registrado, utilizando o software de código aberto Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS).

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Dia do Pi | 18 curiosidades sobre o famoso número
  • Físicos desenvolvem nova forma de representar o número Pi

Números primos são aqueles que só podem ser divididos por 1 e por eles mesmos. Para alguns matemáticos, encontrar mais alguns deles e tentar estabelecer um novo recorde é um desafio tentador.

Para encontrá-los, os matemáticos utilizam fórmulas como 2x-1 (por exemplo, 24-1, 28-1, e assim por diante), criada por Marin Mersenne. Quanto maior o valor de x, mais os resultados escalam para valores incrivelmente altos.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além disso, provar que um número muito grande é, de fato, um número primo, pode ser um processo extremamente demorado.

Com isso, os matemáticos recorrem a computadores e softwares avançados para realizar os cálculos. Uma das aplicações desenvolvidas para isso é o GIMPS, que permite a qualquer pessoa participar da busca por novos números primos — ou simplesmente se divertir encontrando os que já foram identificados.

 

O software já se mostrou capaz de resolver o problema, tendo sido responsável por encontrar os últimos 18 primos já descobertos. Agora, Luke Durant, um ex-funcionário da NVIDIA, bateu o recorde de maior primo de Mersenne já encontrado: 2136.279.841.

Se tivéssemos que escrever o número em si, sem usar potenciação, ele teria 41.024.320 dígitos. Durant conseguiu realizar a tarefa ao desenvolver uma infraestrutura para rodar o GIMPS em múltiplos servidores de GPU. Isso também ajudou o software a fazer os cálculos necessários para provar a primalidade de 2136.279.841.

Para testar o novo número primo, o GIMPS começou com o Teste de Primalidade de Fermat, que deu resultado positivo. O software ainda foi capaz de aumentar o grau de certeza do resultado com o Teste de Lucas-Lehmer.

A busca por novos números primos pode ser um hobby lucrativo: cada descoberta confirmada rende ao matemático a recompensa de U$ 3.000.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por (@canaltech)

Leia mais matérias no ItechNews .