A Samsung costuma adotar processadores Snapdragon em seus smartphones topo de linha, mas isso pode estar com os dias contados. Um rumor aponta que toda a linha Galaxy S27 será equipado com chip Exynos, desenvolvido pela própria fabricante coreana.
A informação foi revelada pelo vazador IceUniverse na rede social Weibo. Ele reporta que a Samsung está desenvolvendo a próxima geração de chips Exynos, com codinome Ulysses, que está planejada para equipar a linha Galaxy S27.
O novo chip utilizará litografia de 2 nanômetros de segunda geração, e foi projetado para melhorar a performance e eficiência para recuperar a competitividade da Samsung no mercado de processadores móveis.
A Samsung Foundry, divisão responsável pela produção dos chips Exynos, deverá finalizar a futura geração do processador em questão até o final de 2026 — bem a tempo do lançamento do Galaxy S27, previsto para ser anunciado no início de 2027.
Os usuários da marca certamente ficam na torcida para que o desempenho do chip próprio da Samsung se equipare ao processador equivalente da Qualcomm. No passado, a Samsung já lançou versões com Snapdragon e Exynos do mesmo aparelho — e geralmente a edição com o SoC da Qualcomm era restrita a alguns mercados.
A diferenciação de chips entre diferentes mercados chegou a gerar um abaixo-assinado em 2020, e os usuários pediam que a Samsung deixasse de lado os chips Exynos em aparelhos lançados fora dos Estados Unidos. Os modelos com chip da Qualcomm apresentavam melhor desempenho e eficiência energética, o que aumentava a insatisfação entre os clientes da marca.
Galaxy S25 deverá ser equipado com chip Snapdragon
Para o próximo ano, a Samsung ainda deve apostar nos chips Qualcomm, e toda a linha Galaxy S25 deverá utilizar o Snapdragon 8 Elite. O chip tem litografia de 3 nanômetros e promete um aumento expressivo de desempenho com melhor consumo de energia.
A Samsung utiliza já chips Exynos em vários dos seus smartphones premium, como é o caso do S24, S24+ e S24 FE. No entanto, o topo de linha linha S24 Ultra utiliza processador Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, com litografia de 8 nanômetros.
Vale lembrar que a Qualcomm, fabricante do Snapdragon, corre o risco de perder a licença para produzir chips. A empresa enfrenta uma batalha judicial contra a Arm, empresa responsável pela arquitetura utilizada pela grande maioria dos dispositivos móveis.
Com informações: SamMobile
Samsung deve apostar em chips Exynos em vez de Snapdragon no Galaxy S27
You must be logged in to post a comment.