A SpaceX publicou na segunda (21) um novo vídeo que mostra seus satélites Starlink de forma espetacular. A sequência traz a pilha de satélites, revelada logo após a liberação das carenagens de carga útil do foguete Falcon 9, veículo que lançou os dispositivos ao espaço. 

  • Clique e siga o no WhatsApp 
  • Estágio de foguete da SpaceX falha ao pousar e pega fogo; veja vídeo
  • SpaceX | Explosão do foguete Starship cria buraco na atmosfera

As carenagens são componentes que protegem os satélites antes de serem liberados no espaço. “Vista das metades ativa e passiva de uma carenagem de carga útil durante um lançamento recente da @Starlink com um Falcon 9”, escreveram os oficiais da empresa de Elon Musk no X, antigo Twitter. A empresa não revelou quando o vídeo foi feito. 

Confira as imagens:


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Estes satélites se juntam a mais de 6 mil outros Starlink já lançados e em atividade. O número é grande, mas a empresa quer aumentá-lo ainda mais: a ideia é ter cerca de 42 mil satélites na órbita terrestre para atender usuários em regiões rurais e remotas. 

No entanto, a comunidade astronômica vem mostrando preocupação com a expansão da constelação de satélites. Além de serem altamente refletivos, os Starlink interferem nas observações de radiotelescópios. 

Em resposta, a SpaceX aplicou algumas medidas para escurecer seus satélites e torná-los mais discretos para os telescópios. Mesmo assim, eles continuam bastante visíveis após o lançamento e até em suas órbitas. Aliás, eles refletem tanta luz que podem ser facilmente vistos a olho nu. 

Leia mais matérias no ItechNews .