O lançamento de Call of Duty: Black Ops 6 será nesta sexta-feira (25) e a Activision Blizzard disponibilizará uma opção paga que promete aprimorar o áudio do jogo em fones de ouvido. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Que horas Call of Duty: Black Ops 6 será lançado no Brasil?
  • Por que Call of Duty Black Ops 6 vai exigir que você fique sempre online?

Chamada de “Enhanced Headphone Mode”, a funcionalidade é descrita como um divisor de águas por permitir que os jogadores escutem os sons de forma mais imersiva. A adição do recurso já está gerando polêmica por trazer uma vantagem única dentro do ambiente multiplayer. 

Inicialmente o modo estará disponível como teste gratuito em Call of Duty: Black Ops 6, com a sua “versão final” sendo vendida por US$ 20 (ainda sem preço no Brasil).


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A tecnologia usada pertence à Embody, parceira comercial da Activision. Eles utilizam o áudio espacial para simular de forma aprimorada como o som de dentro do game será transferido de forma precisa ao ouvido dos jogadores. 

O recurso é visto como “pay-to-win” e gera polêmica (Imagem: Divulgação/Activision)

Activision defende funcionalidade

Em seu site oficial, a Activision descreve o “Enhancement Headphone Mode” de Call of Duty: Black Ops 6 como uma evolução natural do multiplayer. O engenheiro de áudio do game, William Cornell, revela como ele funcionará in-game.

“O Head Related Transfer Function (HRTF) emula a forma como o som é impactado pelo formato da sua cabeça e seus ouvidos, antes de você ouví-los. É um padrão de ouro por maximizar a percepção direcional quando você está usando fones de ouvido”

Virou “pay-to-win”?

Em termos mais simples, o que Call of Duty: Black Ops 6 trará é um diferencial sonoro que pode oferecer vantagem competitiva dentro do multiplayer online para quem pagar. Identificar com mais facilidade de onde estão vindo os inimigos pode fazer toda a diferença dentro do ambiente competitivo.

Ainda que isso não impeça parte do público de jogar o novo COD nessa etapa de lançamento, considerando que todos terão acesso via teste gratuito, pode se tornar um grande problema quando for alterado para “premium”. 

Leia mais matérias no ItechNews .