A arquitetura NVIDIA Blackwell, que equipará as GPUs GeForce RTX 50, já conta com diferentes rumores, mas o mais novo deles tem a ver com os SKUs mobile. O insider Moore’s Law is Dead divulgou nesta quarta-feira (23) uma foto da GPU que deve ser usada na RTX 5080 para notebooks.
- Clique e siga o no WhatsApp
- NVIDIA quer saber quais recursos do Painel de Controle manter no novo app
- Nvidia fecha ações com recorde e pode destronar Apple como mais valiosa do mundo
O insider afirma que essa GPU pode ser equipada com 8.196 núcleos CUDA e pode ser tanto a RTX 5080 padrão como também uma variante Ti ou SUPER do chip gráfico mobile.
Nomeado de “N22W-ES-A1”, o SKU é um exemplar de engenharia, ou seja, não é o produto final. O nome dessa GPU, no entanto, bate com o que foi vazado pela fabricante de notebooks Clevo em agosto. Um slide apresenta a GPU “GN22”, que será usada nos chips gráficos dedicados topo de linha baseados em NVIDIA Blackwell para notebooks. Se considerarmos os rumores e vazamentos, essas GPUs mobile usarão memórias GDDR7.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Existe ainda informações sobre o consumo, algo de extrema importância quando falamos de chips para noteboooks. A topo de linha, RTX 5090, deve manter os 175W da RTX 4090 mobile. Já a possível RTX 5080 deve ter uma diminuição de cerca de 35W em relação a sua antecessora, saindo de 175 para 140W.
GeForce RTX 50 de entrada e intermediária
Esse vazamento da Clevo também fala dos SKUs intermediários e de entrada na série GeForce RTX 50. A RTX 5070, por exemplo, pode ter seu consumo 25W menor em relação a RTX 4070 mobile. Já os modelos de entrada, como a RTX 5060, devem permanecer com os 115W de TDP.
A maior diferença entre as especificações das GPUs mobile Ada Lovelace e Blackwell acontece na interface de memória das GPUs de entrada da próxima geração, que sobem de 96-bit para 128-bit. Isso promoverá um aumento considerável da largura de banda, fazendo as memórias GDDR7 serem muito mais rápidas as GDDR6 usadas atualmente.
A foto da GPU N22W-ES-A1 é um forte indicativo de que a NVIDIA estaria enviando o chip gráfico para suas parcerias já preparem notebooks de nova geração, que podem chegar no primeiro trimestre de 2025, apesar de nada ainda ter sido confirmado oficialmente.
Esse é um prazo também esperado para as placas de vídeo GeForce RTX 50 para desktops, que podem chegar entre janeiro e março do próximo ano.
Leia mais matérias no ItechNews .