Com a queda no embargo dos reviews dos processadores Intel Core Ultra 200, rumores agora sugerem que o SKU topo de linha, Core Ultra 9 285K, não deve impressionar em desempenho em games. Fontes do canal Moore’s Law is Dead afirmam que a CPU fica atrás de modelos de gerações anteriores.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Intel e Samsung devem formar aliança para fabricação de chips
- Linha Intel Arrow Lake-H vaza com até 16 núcleos e clocks de 5,4 GHz
O canal conversou com produtores de conteúdo, reviewers e desenvolvedores que, em geral, afirmaram que o novo processador topo de linha da Intel fica atrás de seu rival direto, o AMD Ryzen 9 9950X.
E esse rumor vai além, sugerindo que o desempenho em jogos do Intel Core Ultra 9 285K é inferior até mesmo em relação a CPUs de gerações anteriores, como o Ryzen 7 7800X3D, Core i9-14900K e i9-13900K. Saindo dos games, a CPU da família Arrow Lake-S empata com o Ryzen 9 9950X.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Não foram revelados números específicos, então ainda não dá para sabermos qual é a diferença de performance. Esse desempenho menor em relação a outras CPUs dos mesmo nível já era algo divulgado pela própria Intel quando anunciou os Arrow Lake.
Intel Core Ultra 9 285K parece ter outros problemas
O rumor não para por aí, já que fontes do MLID afirmam ainda que existem alguns problemas com esse SKU. As informações apontam para inconstância de performance, fazendo com que os resultados de testes saiam com diferenças além das margens comuns para se chegar a uma média.
Além disso, foi relatado erros constantes de tela azul e até mesmo um outro erro bem incomum, como ser “kickado” do servidor de partidas online após um falso positivo de software de trapaça ao rodar títulos com o Intel Core Ultra 9 285K.
Do outro lado da situação, a Intel afirma que não existe falha de hardware nos processadores Arrow Lake, segundo uma fonte de dentro da empresa ouvida pelo canal Moore’s Law is Dead.
Consumo menor como prometido
Outro vazamento recente mostra ainda o nível de consumo do Intel Core Ultra 9 285K. Essa informação é especialmente importante, já que eficiência energética foi o foco da apresentação dos processadores Core Ultra 200.
O SKU topo de linha operou em até 370W com todo seu potencial liberado, ou seja, sem limitação no power limit. O resultado é interessante, já que seu antecessor, o Core i9-14900K, passa facilmente dos 400W em estresse máximo.
Com o power limit em 250W, o Core Ultra 9 285K ainda chega próximo dos 350W. Em stock, seu consumo beira os 280W. Segundo feedback de reviewers obtidos pelo Videocardz, o consumo de 370W seria uma tentativa “extrema” de overclock, sendo necessário também o uso de coolers mais robustos.
Os processadores Intel Core Ultra 200 estreiam em todo o mundo nesta quinta-feira (24).
Leia mais matérias no ItechNews .