Dados revelados pela firma de pesquisa Circana mostram que o PlayStation 5 Digital, sem leitor de disco, pode ser o videogame menos popular desta geração. A companhia avalia que o console representa apenas 18% de todos os usuários que jogam no PS5 atualmente.
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Levando em consideração o número de unidades vendidas revelado pela Sony em agosto, de um total de 61,7 milhões de PlayStation 5 que estão nas mãos dos jogadores, o PlayStation 5 Digital corresponderia a cerca de 11 milhões de unidades.
A informação revelada por Mat Piscatella no BlueSky entra em contraste com as vendas do Xbox Series S, que representa 49% de todos os Xbox Series que hoje estão na posse dos usuários.
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Há várias razões para a proporção ser tão distinta entre as duas plataformas. Uma delas é o preço, com o Xbox Series S sendo vendido a US$ 300 e normalmente sendo visto em promoção no mercado externo. Já o PlayStation 5 sem leitor de discos teve um aumento recente para US$ 450, US$ 50 a menos do que a versão com leitor de disco.
Se botarmos na conta que um leitor de disco do PS5 (vendido separadamente) tem preço sugerido de US$ 80, fica mais caro comprar tudo de forma isolada do que o videogame que já tem o leitor incluso.
Mesmo com a venda de jogos digitais em alta, também deve ser levado em consideração os usuários que vêm do PlayStation 4 e querem rodar seus títulos físicos também na nova plataforma. Isso sem falar em colecionadores de Blu-Ray, que ainda mantêm um grande mercado nos EUA.
Uma geração apenas “digital” virá?
Mesmo com baixas vendas do PlayStation 5 Digital, ainda há um temor de que a Sony e a Microsoft tragam uma geração apenas neste formato no futuro.
Analistas já apontam que o próximo Xbox adotará essa estrutura como a principal, com a Sony talvez demorando mais uma ou até duas gerações para seguir a tendência. É importante ressaltar que essa informação não foi confirmada por nenhuma das empresas.
O medo que grande parte dos usuários carrega não chega a ser tão infundado, já que a venda de jogos físicos e até sua distribuição foi reduzida em diversos territórios. No Brasil, por exemplo, isso pode ser visto com mais clareza em jogos exclusivos e third-parties para o Xbox.
Obviamente que há uma grande base de usuários e os jogos físicos ainda vendem milhões de unidades ao redor do planeta – o que deve atrasar os planos das fabricantes por algum tempo.
A adoção de serviços como o Xbox Game Pass e as mudanças feitas na PlayStation Plus garantem ao público que não perca muito nesta transição para o formato digital. Porém, enquanto ainda houver interesse nos discos ou fitas (no caso do Nintendo Switch), as fabricantes ainda devem incluir opções com leitores.
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