Dados revelados pela firma de pesquisa Circana mostram que o PlayStation 5 Digital, sem leitor de disco, pode ser o videogame menos popular desta geração. A companhia avalia que o console representa apenas 18% de todos os usuários que jogam no PS5 atualmente.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • PlayStation 5 é a geração mais lucrativa da história da Sony
  • PS5 Pro é anunciado pela Sony com 45% mais potência e lançamento em novembro

Levando em consideração o número de unidades vendidas revelado pela Sony em agosto, de um total de 61,7 milhões de PlayStation 5 que estão nas mãos dos jogadores, o PlayStation 5 Digital corresponderia a cerca de 11 milhões de unidades. 

A informação revelada por Mat Piscatella no BlueSky entra em contraste com as vendas do Xbox Series S, que representa 49% de todos os Xbox Series que hoje estão na posse dos usuários. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Há várias razões para a proporção ser tão distinta entre as duas plataformas. Uma delas é o preço, com o Xbox Series S sendo vendido a US$ 300 e normalmente sendo visto em promoção no mercado externo. Já o PlayStation 5 sem leitor de discos teve um aumento recente para US$ 450, US$ 50 a menos do que a versão com leitor de disco.

Se botarmos na conta que um leitor de disco do PS5 (vendido separadamente) tem preço sugerido de US$ 80, fica mais caro comprar tudo de forma isolada do que o videogame que já tem o leitor incluso. 

De todos os PS5 vendidos, 18% são a versão digital (Imagem: Reprodução/BlueSky)

Mesmo com a venda de jogos digitais em alta, também deve ser levado em consideração os usuários que vêm do PlayStation 4 e querem rodar seus títulos físicos também na nova plataforma. Isso sem falar em colecionadores de Blu-Ray, que ainda mantêm um grande mercado nos EUA.

Uma geração apenas “digital” virá?

Mesmo com baixas vendas do PlayStation 5 Digital, ainda há um temor de que a Sony e a Microsoft tragam uma geração apenas neste formato no futuro. 

Analistas já apontam que o próximo Xbox adotará essa estrutura como a principal, com a Sony talvez demorando mais uma ou até duas gerações para seguir a tendência. É importante ressaltar que essa informação não foi confirmada por nenhuma das empresas.

O medo que grande parte dos usuários carrega não chega a ser tão infundado, já que a venda de jogos físicos e até sua distribuição foi reduzida em diversos territórios. No Brasil, por exemplo, isso pode ser visto com mais clareza em jogos exclusivos e third-parties para o Xbox. 

Obviamente que há uma grande base de usuários e os jogos físicos ainda vendem milhões de unidades ao redor do planeta – o que deve atrasar os planos das fabricantes por algum tempo.

A adoção de serviços como o Xbox Game Pass e as mudanças feitas na PlayStation Plus garantem ao público que não perca muito nesta transição para o formato digital. Porém, enquanto ainda houver interesse nos discos ou fitas (no caso do Nintendo Switch), as fabricantes ainda devem incluir opções com leitores. 

Leia mais matérias no ItechNews .