O lançamento da primeira geração de placas de vídeo Intel Arc em 2022 trouxe uma grande expectativa para esse segmento dominado pela NVIDIA e AMD. Mas se um novo rumor estiver certo, essa linha de produtos não passará da segunda geração caso ela não venda bem.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Intel apresenta novas GPUs Battlemage com 50% mais desempenho
  • Por que a Intel cancelou as placas de vídeo Larrabee?

Moore’s Law is Dead volta com novas informações acerca das GPUs dedicadas Intel Battlemage, segunda geração da linha Arc. Segundo fontes ouvidas pelo canal, se essas placas de vídeo não venderem bem, a terceira geração (Celestial) não existirá e a empreitada do lado azul nesse segmento pode acabar por ali.

O insider diz ainda que é esperado que as próximas placas de vídeo da Intel tenham performance “bem mais consistente” que as GPUs Alchemist. Além disso, os drivers também devem ser “muito melhores” do que a geração anterior.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Esse segundo fator é especialmente importante, já que as primeiras placas de vídeo da Intel entregaram desempenho inicial bem abaixo de suas rivais (RTX 3060 e RX 6600 contra a Arc A770) por conta da falta de otimização de drivers. Isso acabou virando o foco da Intel depois, que passou os meses seguintes ao lançamento das GPUs trabalhando nessas correções a nível de software.

Estreia da Intel com as GPUs Arc Alchemist não foi boa (Imagem: Intel/Divulgação)

Possível desempenho das Intel Arc Battlemage

As fontes do Moore’s Law is Dead também mencionaram o desempenho esperado para as GPUs Battlemage. O chip mais forte, G31, equipado com 32 núcleos Xe e memórias GDDR6 operando a 20 Gbps em interface de 256-bit, pode ter desempenho próximo da GeForce RTX 4070.

Já a segunda GPU (G21) e seus 20 núcleos (velocidade de memória não foi revelada) devem brigar com a Radeon RX 7600 XT. Consequentemente, podemos colocar a RTX 4060 nesse embate também, já que as rivais têm desempenho parecido.

Vale lembrar que a AMD e a NVIDIA já trabalharam na próxima geração de GPUs dedicadas baseadas em RDNA 4 e Blackwell, respectivamente. Portanto, é possível que o desempenho esperado para as Intel Battlemage seja algo próximo do nível de entrada das Radeon RX 8000 e GeForce RTX 50.

A Intel ainda chegou a ter um pouco do mercado com o lançamento das Arc Alchemist (Imagem: Tom’s Hardware)

As placas de vídeo Arc Alchemist foram uma tentativa de a Intel mostrar que estava tentando entrar nesse segmento. O último levantamento da empresa norte-americana de pesquisa de mercado, Jon Peddie Research, referente ao segundo trimestre deste ano, concluiu que a Intel não havia conseguido nem 1% da fatia de mercado, mesmo com crescimento de 16% no envio de GPUs em todo o mundo no último ano.

Leia mais matérias no ItechNews .