Na última quarta-feira (23), a Mayo Clinic anunciou um novo jeito de descobrir qual é a sua idade biológica: ficando de pé em uma perna só. Isso graças à análise do equilíbrio, que envolve fatores importantes como a força muscular, informações da visão, do sistema vestibular e dos sistemas somatossensoriais.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Idoso de 93 anos apresenta idade biológica de 30 e surpreende ciência
  • Estresse envelhece biologicamente, mas pode ser reversível

O grande objetivo por trás do estudo publicado na revista científica PLOS ONE é ajudar os médicos a desenvolver programas para garantir um envelhecimento saudável.

O experimento contou com a participação de 40 pessoas: metade com menos de 65 anos, metade com 65 anos ou mais.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para testar o equilíbrio, esses participantes ficaram em pé sobre plataformas em diferentes situações:

  • Com os dois pés e de  olhos abertos
  • Com os dois pés com os olhos fechados
  • De um pé só (perna não-dominante) com os olhos abertos
  • De um pé só (perna dominante) com os olhos abertos

Nos testes de uma perna, os participantes conseguiam segurar a perna em que não estavam de pé onde quisessem. Cada posição deveria ser sustentada por 30 segundos.

Ficar em uma perna só “denuncia” a idade

Ficar em pé sobre uma perna — especificamente a perna não dominante — apresentou a maior taxa de declínio com a idade.

“A duração da postura unipodal [ficar sobre uma perna só] pode servir como uma medida confiável e independente de gênero do envelhecimento neuromuscular”, diz o estudo.

Ficar de uma perna só pode denunciar a idade biológica (Imagem: Freepik)

“As mudanças no equilíbrio são dignas de nota. Se você tem equilíbrio ruim, corre o risco de cair, esteja ou não se movendo. As quedas são um risco grave à saúde com consequências sérias”, afirmam os pesquisadores, em comunicado divulgado pela Mayo Clinic.

Força no joelho

O estudo também contou com testes de força do joelho (em que os participantes estavam sentados e instruídos a estender o joelho o mais forte possível) e de marcha (em que os participantes andaram para frente e para trás em uma passarela nivelada de 8 metros em seu próprio ritmo e velocidade).

Os pesquisadores descobriram, ao analisar, que a força de preensão e do joelho dos participantes declinou em uma taxa semelhante: não identificaram diferenças de sexo nos testes, o que sugere que homens e mulheres são igualmente afetados pela idade.

Idade biológica

Saber a idade biológica pode ajudar a prever risco de Alzheimer e AVC, então isso só ressalta a importância dessa nova descoberta.

 

Por isso, vários estudos têm tentado prever a idade biológica. Por exemplo: já desenvolveram uma IA que pode adivinhar a idade biológica ao analisar rosto, língua e retina.

Leia mais matérias no ItechNews .