O Tribunal Superior eleitoral realizou neste sábado (26) a verificação de integridade e autenticação dos sistemas das urnas. O teste sempre acontece às vésperas das eleições e, neste caso, antes do segundo turno das eleições municipais. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Eleitor que justificou no 1º turno precisa justificar no 2º?
  • Saiba como denunciar propaganda irregular

O evento consiste em uma auditoria do sistema utilizado para armazenar os votos computados nas urnas eletrônicas e é feito simulando uma votação feita com papel.

Os votos das cédulas de papel são, então, digitados em um sistema de apoio e também na urna eletrônica para fazer uma comparação.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Assim, fica comprovado que os sistemas envolvidos na recepção e totalização dos votos não foram modificados e a transparência do processo eleitoral está garantida.

A verificação desta data foi concluída com sucesso e não foram registradas irregularidades.

Quais os sistemas verificados?

Segundo o TSE, foram verificados três sistemas. Eles cuidam do recebimento, transmissão totalização de votos. São eles:

  • Sistema de Gerenciamento da Totalização (Sistot): acompanha os recebimentos e gerencia as totalizações dos resultados;
  • Receptor de Arquivos de Urna (RecArquivos): mostra a situação dos arquivos enviados e recebidos na base de dados; e
  • Informação de Arquivos de Urna (InfoArquivos): fornece ao Transportador de Arquivos a situação dos arquivos enviados e recebidos na base de dados da Justiça Eleitoral.

Leia mais matérias no ItechNews .