O oceano é o lugar menos explorado do planeta Terra, com apenas 20% de suas profundezas desbravadas, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês), dos Estados Unidos. 

De acordo com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, a água salgada ocupa uma área de quase 362 milhões de quilômetros quadrados. Com mais de 1,3 bilhão de volume de quilômetros cúbicos de água, o que não faltam são criaturas marinhas para serem descobertas.

Abaixo, veja cinco animais do fundo do mar que surpreenderam os cientistas.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1- Porco-do-mar

Em uma expedição à Nova Zelândia, foi encontrado o porco-do-mar, em um local chamado Zona Clarion-Clipperton. Em uma viagem que durou 21 dias, em fevereiro deste ano, os cientistas usaram veículo operado à distância para viajar até uma profundidade de 4.800 metros.

Porco-do-mar. Reprodução/NOAA

2- Criatura azul desconhecida

Ainda sem nome ou espécie catalogada, essa rara criatura azul está entre os animais avistados nas expedições mar adentro. A descoberta desse animal misterioso foi anunciada no X em 2022, pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Ele habita as águas a sudoeste de Santa Cruz, no Caribe.

Ainda não se sabe que animal é esse. Reprodução/NOAA

3- Camarão-louva-a-deus-palhaço

Encontrado no Indo-Pacífico e na África Oriental, esse pequeno e extravagante animal pode chegar a 18 cm. Ele vive a cerca de 40 metros de profundidade e é capaz de desferir um dos mais rápidos e violentos golpes do reino animal, com uma velocidade de 80 km/h, o que possibilita quebrar até mesmo a carapaça de um caranguejo.

Ele mora em tocas que constrói no fundo de corais. Reprodução/joebelanger/envato

Leia mais:

  • O que já conhecemos do fundo do mar?
  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Viaje até 10.000 metros nas profundezas do oceano neste site

4- Poliqueta-árvore-de-natal

A Poliqueta-árvore-de-natal é mais uma das criaturas bizarras descobertas no mar. No caso, se trata de um verme, que recebeu esse nome devido ao formato das estruturas de seu sistema respiratório. Os cílios presentes na estrutura permitem agarrar a presa para transportá-la para sua boca. O animal pode ser encontrado na Ilha Lizard, na Austrália.

Poliqueta-árvore-de-natal. Reprodução/Mint_Images/Envato

5- Dragão-marinho-folhado

O dragão-marinho-folhado (Phycodurus eques) pertence à família Syngnathidae, que também engloba os cavalos-marinhos. É encontrado principalmente nas costas sul e oeste da Austrália. Esse excêntrico animal conta com longas “folhas” que cobrem todo o corpo, ajudando em sua camuflagem. 

Os movimentos realizados pelo animal completam a ilusão de algas flutuando. Reprodução/ zambezi/envato

Leia mais matérias no ItechNews .