Horizon Zero Dawn Remastered marca o retorno da primeira aventura de Aloy ao PC, com uma versão repaginada do game lançado no PlayStation 4 em 2017 e 2020 nos computadores. Porém, diferente do título original, agora a Sony exigirá uma máquina mais potente para os jogadores experimentarem a aventura. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Upscaling do PlayStation 5 Pro é melhor que o AMD FSR 3.1
  • Red Dead Redemption para PC: veja os requisitos para jogar

Se Horizon Zero Dawn – Complete Edition chegou mais tímido no PC, com requisitos relativamente baixos, a versão remasterizada foi pelo caminho contrário ao manter as exigências vistas em Forbidden West – com a Guerrilla Games e a Nixxes Software trazendo visuais ainda mais realistas.

Para os requisitos mínimos, Horizon Zero Dawn Remastered exige que o usuário tenha 16 GB de memória RAM e processador Intel Core i3-8100 ou AMD Ryzen 3 1300X. Já a placa de vídeo mínima é a NVIDIA GeForce RTX 1060 ou AMD Radeon RX 5500 XT – que já são vistas como “entrada” para jogos com o selo AAA, mas que segue acima do que uma parte dos jogadores têm instalado em seus PCs. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Requisitos mínimos: Horizon Zero Dawn Remastered x “Complete Edition”
Horizon Zero Dawn Remastered Horizon Zero Dawn Complete Edition
Sistema Operacional Windows 10 64-bit (ver.1909 ou superior) Windows 10 64-bit
Processador Intel Core i3-8100 ou AMD Ryzen 3 1300X Intel Core i5-2500K ou AMD FX 6300
Memória 16 GB de RAM 8 GB de RAM
Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB ou AMD Radeon RX 5500 XT 4GB Nvidia GeForce GTX 780 3GB ou AMD Radeon R9 290
Armazenamento 135GB em SSD 100GB

Como se pode notar nas últimas pesquisas do Steam, apenas cerca de 20% dos usuários têm uma CPU compatível com o solicitado como “mínimo” – o que pode levar muitos a terem de fazer um upgrade no PC caso queiram jogar a nova experiência da Sony.

As exigências mínimas para CPUs atingem cerca de 20% dos usuários no Steam (Imagem: Reprodução/Valve)

Em questão de GPUs é visto que ao menos a maior parte do público tem uma placa de vídeo compatível com o que é exigido. Ainda que uma parcela dos grandes lançamentos peça “menos”, esta não será uma grande preocupação para a maior parte dos jogadores.

Requisitos recomendados de Horizon

Já nos requisitos recomendados, Horizon Zero Dawn Remastered exige que seu PC tenha componentes da categoria “mid”. Mesmo que não utilize a Unreal Engine 5, a Sony manteve os investimentos na Decima para elevar seu padrão e trazer games cada vez mais realistas – refletindo nas exigências para rodar estes de forma ideal. 

Requisitos recomendados: Horizon Zero Dawn Remastered x “Complete Edition”
Horizon Zero Dawn Remastered Horizon Zero Dawn Complete Edition
Sistema Operacional Windows 10 64-bit (ver.1909 ou superior) Windows 10 64-bit
Processador Intel Core i5-8600 ou AMD Ryzen 5 3600 Intel Core i7-4770K ou Ryzen 5 1500X
Memória 16 GB de RAM 16 GB de RAM
Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 ou AMD Radeon RX 5700 NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB ou AMD Radeon RX 580 8GB
Armazenamento 135GB em SSD 100GB

Em questão de processadores, um salto é visto se comparado aos requisitos mínimos. É recomendado uma CPU Intel Core i5-8600 ou AMD Ryzen 5 3600, lançados entre 2018 e 2019. Já em relação às GPUs, é exigida uma AMD Radeon RX 5700 ou a GPU NVIDIA GeForce RTX 3060, esta última a mais popular entre os jogadores do Steam.

Recursos de suporte

Com o anúncio de Horizon Zero Dawn Remastered, a Sony também revelou que o jogo chegará com suporte às resoluções Ultrawide 21:9 e Super Ultrawide 32:9, oferecendo tratamento para formatos distintos. Ele também será compatível com monitor triplo 48:9.

Horizon Zero Dawn Remastered terá suporte aos principais upscaling (Imagem: Divulgação/Sony)

O título também terá suporte às principais ferramentas de upscaling disponíveis. Para as GPUs NVIDIA, o jogo contará com DLSS 3, DLAA e Reflex; enquanto também será compatível com o AMD FSR e Intel XeSS.

Algo interessante a se notar é que, ultimamente, estúdios e produtoras têm recomendado o uso do upscaling para atingir certos padrões dentro do game. Este não é o caso da Nixxes Software, que foca apenas no desempenho nativo de seus títulos.

O que escolher: remasterização ou o antigo?

Entre a versão remasterizada de Horizon Zero Dawn e a “Complete Edition”, qual você deve jogar depende da configuração de seu PC e se estará disposto a fazer um upgrade em seus componentes. 

O que a nova edição estabelece como requisito mínimo, a antiga apresenta como o recomendado para rodar bem a experiência. Ou seja, se você já está com setup compatível para rodar a versão mais recente – mesmo que minimamente – saiba que é o suficiente para rodar o antigo de forma digna.

Ao menos em questão de conteúdo você não terá entraves, com Horizon Zero Dawn Remastered sendo o mesmo jogo lançado no passado. Ou seja, você não perderá nada da história e a versão mais atual não terá nenhum conteúdo adicional inédito.

O que dificulta recomendar mais firmemente a “Complete Edition” é seu preço sugerido. A Sony subiu o valor do título, que agora é encontrado por R$249,50 – o mesmo preço da “Remastered”.

Desta forma, fica até difícil recomendar que adquira o antigo. Levando em consideração que pelo mesmo preço você terá gráficos e um desempenho aprimorado, a anterior está fadada ao esquecimento dentro das plataformas digitais. 

Além disso, vale ressaltar que a Sony também mantém a exigência da conta PSN em Horizon Zero Dawn Remastered. Isso significa que, se você não tem uma conta na rede PlayStation, terá de criar para poder jogá-lo.

Horizon Zero Dawn Remastered estreia no PlayStation 5 e PCs no dia 31 de outubro de 2024.

Leia mais matérias no ItechNews .