O Google pretende lançar, em dezembro, seu mais novo sistema de inteligência artificial voltado a automatizar tarefas no computador. Conhecido internamente como “Projeto Jarvis”, o recurso permitirá aos usuários realizar pesquisas na internet, compras online e reservas de voos de forma mais eficiente e intuitiva, conforme relataram três fontes próximas ao projeto ouvidas pelo portal The Information.
- O que é a IA Gemini?
- Os prompts de IA mais populares entre profissionais de TI; veja lista
- Siga o CT no WhatsApp
O que se sabe sobre o Jarvis até então é que o sistema será equipado com uma versão futura do Gemini, o modelo de inteligência artificial do Google, e vai funcionar exclusivamente via navegador, com integração específica ao Chrome.
O objetivo principal da ferramenta é facilitar a vida do usuário, automatizando tarefas cotidianas na internet, com funções que utilizam técnicas para capturar e interpretar telas, clicar em botões e escrever texto. O tempo entre uma ação e outra é o diferencial do projeto, que leva apenas alguns segundos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Aliás, na era das IAs no cotidiano, não é só o Google que investe na tecnologia. Outras big techs estão desenvolvendo soluções semelhantes para automatizar tarefas: a Microsoft e seu Copilot Vision, por exemplo, já visa interações sobre páginas abertas no navegador. Enquanto isso, a Apple trabalha no Apple Intelligence, que deverá ser capaz de executar ações em diversos aplicativos com base no que está na tela.
A previsão do Google de lançar o Jarvis em dezembro ainda depende de alguns ajustes, segundo a reportagem. A empresa estuda disponibilizá-lo inicialmente para um pequeno grupo de usuários em caráter de testes, a fim de identificar e corrigir bugs e eventuais falhas na plataforma. Depois, como de praxe, deve liberar o Jarvis ao grande público.
Leia mais matérias no ItechNews .