A maior mudança do PS5 Pro acontece na GPU, com um incremento generoso de 67% no número de CUs, e memória RAM 28% mais rápida, resultando em renderização de games 45% mais rápida. Não existe, no entanto, qualquer menção sobre o processador da nova versão do console da Sony, mas rumores e relatos de quem pôde testar o hardware nos dão uma noção e, assim, conseguimos indicar qual é o processador equivalente em um PC gamer.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Quanto custa montar PC gamer com configurações do PS5 Pro?
  • Por que o PlayStation 5 Pro é tão caro?

Ao anunciar o novo console, a Sony só revelou os números acima, além da tecnologia própria de upscaling PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) e entre duas ou três vezes mais capacidade no processamento de efeitos em ray tracing.

Sem qualquer menção do processador, entendemos que não houve mudanças nesse aspecto e, aparentemente, é mais ou menos isso o que acontece.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

CPU do PS5 Pro é o mesmo da versão padrão?

Segundo o CNET, que testou alguns jogos no PS5 Pro ao lado de Mark Cerny, chefe de arquitetura do console, “a CPU é a mesma” da versão padrão. Ou seja, estamos falando de um processador de 8 núcleos e 16 threads baseado na aquitetura Zen 2 da AMD, com frequência máxima de 3,5 GHz — basicamente um Ryzen 7 3700X, mas com quase 1 GHz a menos no clock.

Hardware do PS5 Pro será o mais avançado entre os consoles atuais (Imagem: Sony/Divulgação)

Por outro lado, existem rumores sobre uma leve mudança nas frequências, segundo informações obtidas pelo insider Tom Henderson, depois reforçada pelo Digital Foundry e o jornalista Tom Warren do The Verge, ainda antes do anúncio do novo console da Sony.

A CPU do PS5 Pro chegaria a 3,85 GHz quando houvesse demanda maior por mais processamento. Portanto, a maior diferença seriam esses 350 MHz a mais no clock se considerarmos esse rumor, já que não é uma informação oficial. Existe um detalhe adicional que diz que esses 10% a mais no clock acontece depois de uma extração de cerca de 1% da força da GPU, já que é necessário uma alocação adequada de energia nesse caso, como costuma acontecer em alguns modelos de notebooks.

Mesmo operando a 3,85 GHz, o processador do PlayStation 5 Pro ainda conta com 550 MHz a menos na frequência comparado com o Ryzen 7 3700X, que chega a 4,4 GHz e tem clock base de 3,6 GHz. Por conta dessa diferença considerável, existe um consenso de que o popular Ryzen 5 3600X seria o modelo que chega mais perto da CPU do PS5 Pro, mesmo com 2 núcleos e 4 threads a menos.

Processador equivalente para PC atualmente

A geração AMD Ryzen 3000 não está mais disponível no varejo brasileiro e só é possível encontrar esses processadores. E qual seria a CPU atual equivalente?

Considerando que a plataforma AM4 ainda conta com suporte e a geração Ryzen 5000, a última para esse socket, ainda é vendida, então o Ryzen 5 5500 seria o processador mais próximo ao do PlayStation 5 Pro em um PC gamer. Ainda assim é um comparativo que não é exatamente preciso, já que temos arquiteturas diferentes (Zen 2 e Zen 3), além de quantidade de cache variada — todas tecnologias que impactam diretamente no desempenho.

Compre o AMD Ryzen 5 5500 com o melhor preço no KaBuM!

CPUs AMD Ryzen 5000 são os últimos da plataforma AM4 (Imagem: AMD/Divulgação)

Em geral, o Ryzen 5 5500 tem desempenho superior ao Ryzen 5 3600X e chega a enconstar no Ryzen 7 3700X, dependendo do jogo. Lembrando que nesse caso existe diferença de núcleos, então jogos que fazem melhor uso de maior quantidade de threads se benecifiam do Ryzen 7 3700X que, em teoria, é o processador do PlayStation 5 Pro.

A indicação do Ryzen 5 5500 seria o mais assertivo atualmente, já que ele ainda está disponivel no varejo brasileiro. Existe ainda o Ryzen 5 5600X, que, apesar de contar com a mesma quantidade de núcleos e threads, tem o dobro de memória cache e boost 400 MHz maior, características que impactam significativamente no desempenho em jogos. Essas vantagens o deixam duas vezes mais caro que o Ryzen 5 5500.

Especificações dos processadores
PS5 Pro AMD Ryzen 5 5500
Arquitetura Zen 2 Zen 3
Núcleos/Threads 8/16 6/12
Frequência máxima 3,85 GHz 4,20 GHz
Memória cache N/D 19 MB

PC gamer parecido com PS5 Pro

Em relação ao restante dos componentes, podemos afirmar que o nível de desempenho da nova GPU do PS5 Pro é próximo da Radeon RX 7800 XT (que ganhou modelo mobile recentemente), mas provavelmente com desempenho inferior por ser um chip mobile. Por isso, existe a chance de o desempenho final ser entre a RX 7700 XT e 7800 XT.

Mas ainda há uma afirmação adicional nesse aspecto: o próprio Mark Cerny disse que o processamento de ray tracing do PS5 Pro é feito por uma arquitetura gráfica da AMD ainda não anunciada, o que nos leva a crer que ele esteja se referindo à RDNA 4. Por isso, é difícil cravar uma placa de vídeo específica.

Em questão de memória, o PS5 base conta com 16 GB GDDR6 (mesma quantidade da RX 7800 XT). A Sony não mencionou se a quantidade será alterada, mas deixou claro que, na versão Pro do console, esse componente será 28% mais rápido. Rumores anteriores ao anúncio do console apontavam para uma subida de 448 GB/s para 576 GB/s na largura de banda, resultando nos 28% de melhoria nas memórias. A RX 7800 XT, por exemplo, tem pico máximo de 624 GB/s.

PC gamer envolve ainda vários outros componentes (Foto: Felipe Vidal/)

Com isso em mente, um possível PC gamer que se assemelha ao PS5 Pro, baseado nas informações iniciais e vagas que temos até o momento anterior ao lançamento do console, seria equipado com um AMD Ryzen 5 5500, Radeon RX 7800 XT, SSD NVMe de 2TB, além do restante dos componentes como placa-mãe, memória RAM e fonte.

É sempre válido lembrar que um comparativo nesse nível é delicado e impreciso, já que as especificações de componentes de hardware para PC de mesa nunca são as mesmas para o equivalente no segmento mobile, onde os consoles se encaixam.

Leia mais matérias no ItechNews .