Enquanto a própria Sony não traz um PlayStation 4 ou até PlayStation 5 portátil, cabe aos modders produzirem suas próprias versões e mostrarem ao público. É o caso do canal do YouTube Restore Technique, que transformou o PS4 Slim em um modelo ainda mais compacto – com tela de 7 polegadas inclusa. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Xbox portátil com tela de 9 polegadas é produzido por fã
  • Review ASUS ROG Ally X | O melhor console portátil com Windows e Ryzen Z1

Chamado de “PS4T” (PlayStation 4 Transport), o portátil usa um display IPS LCD de 1080p e um controle DualShock 4 adaptado, com cada metade dele em um dos lados da tela. 

Vale notar que o PS4 portátil não é tão compacto assim, com pouco menos de 5 centímetros de espessura e pesando 1,7 kg, não sendo tão leve para se jogar como os demais dispositivos do gênero. Porém, é uma experiência interessante, que busca mostrar a viabilidade de levar os principais videogames para outros formatos.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como foi feito o PS4 Portátil

De acordo com o Restore Technique, o PS4 portátil tem como base o modelo “Slim” pela sua placa-mãe reduzida. Além disso, o modelo consome menos energia que a versão padrão.

PS4 Portátil
A versão final do PS4T em mãos (Reprodução/Restore Technique)
PS4 Portátil
Testes no display do PS4T (Reprodução/Restore Technique)
PS4 Portátil
Foi usada a placa-mãe do PS4 Slim por ser menor (Reprodução/Restore Technique)
PS4 Portátil
O projeto teve de priorizar o resfriamento (Reprodução/Restore Technique)

Algumas adaptações também foram realizadas, como a remoção do leitor de disco e a troca do HDD utilizado no modelo original por um SSD M.2 menor. Outra alteração feita é na saída de vídeo, que ao invés do HDMI agora utilizará o mini-HDMI. O modelo também conta com apenas uma porta USB. 

Uma das grandes questões foi o consumo de energia, com o Restore Technique montando uma bateria personalizada usando 21.700 células em configuração 32SP – o que possibilita cerca de 5.000mAh por célula e aproximadamente 90 minutos de uso por carga.

A primeira versão do PS4 portátil usava plástico ABS, mas não suportou os testes. A tela também apresentou problemas, trazendo glitches visuais por causa do superaquecimento. Na segunda tentativa, os modders incluíram proteção térmica extra e utilizaram dissipadores de calor.

A “versão final” conta com alto-falantes duplos na frente, indicador de bateria com seis estágios, controle de volume e brilho, entrada de fone de ouvido, aberturas para a entrada de ar e um sistema de exaustão traseiro.

De acordo com o Restore Technique, a fan do PS4 portátil tem um giro 40% mais veloz do que o PlayStation 4 Slim – permitindo que mantenha o dispositivo resfriado. Como é um projeto criado por entusiastas, dificilmente ele será comercializado e deve se manter como uma peça “única” dentro da indústria gaming. 

Leia mais matérias no ItechNews .