Estreia em 4 de novembro na TV Globo a nova novela das seis, Garota do Momento. Criada e escrita por Alessandra Pigossi (Além da Ilusão), e com direção artística de Natália Grimberg (Cara e Coragem), a produção se passa no final da década de 1950 na região de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Definida pela própria autora como “uma fábula de esperança”, a trama retrata uma época de pura efervescência para o Brasil. Um momento de mudança embalado pelas promessas de Juscelino Kubitschek, pelo estouro da Bossa Nova, pela conquista da Copa do Mundo e pelo avanço da industrialização.
“A direção artística da Natália e da equipe está primorosa na reconstrução da Copacabana de 1958. Uma Copacabana fabular, já que não podemos esquecer que é uma novela e não um documentário. Vai haver muito rock, twist, samba, lambretas… Um boliche que é o ponto de encontro da moçada e uma trilha sonora que vai ser um ‘xuá’”, explicou Alessandra na coletiva da novela, enquanto usava uma das gírias da época.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Natália, que pela primeira vez dirige uma novela das seis, contou ainda que histórias como essa costumam ser muito propícias para o horário, uma faixa que historicamente é vista por um público que deseja sonhar com a trama.
“1958 é justamente [um ano] de acontecimentos que geram muita nostalgia. Aquele ano de otimismo em que parecia que tudo estava dando certo”, reforçou a autora.
Personagem tem seu passado forjado
Garota do Momento conta a história de Clarice (Carol Castro), mulher que sonha em ser pintora e viaja para o Rio de Janeiro decidida a levar seus quadros para uma exposição de arte. Para isso, a personagem deixa a filha pequena aos cuidados da sogra Carmen (Solange Couto), uma respeitada mulher que comanda um orfanato em Petrópolis.
Encantada pela capital carioca, Clarice conhece e se apaixona por Juliano (Fábio Assunção), herdeiro de uma das maiores marcas de sabonete do país. A mulher, no entanto, é humilhada pela mãe do rapaz, a ardilosa Maristela (Lília Cabral), e testemunha um crime cometido pelo ricaço, que a leva a fugir e ser atropelada por um carro.
É aí então que, desmemoriada no hospital, Clarice é vítima de Juliano e de sua mãe, que decidem “fabricar” um passado para a jovem. Disposto a ficar com a garota a qualquer custo, o herdeiro apresenta-se para a personagem como seu marido e a convence da existência de uma irmã e de uma filha falsas, que Clarice abraça inocentemente.
Filha procura a mãe no Rio de Janeiro
Como já é de praxe nas novelas da TV Globo, o folhetim ganha então um pulo temporal de dezesseis anos, situando a trama no ano de 1958. Uma nova época para o Brasil e para a vida de Clarice, que vive agora casada com Juliano e cuida da manipuladora Bia (Maísa Silva), jovem que acredita ser sua filha.
“[Quando a novela chega] em 1958, praticamente transformaram-na em uma outra mulher”, contou Carol Castro sobre a personagem. “Mas o que eu acho interessante na Clarice é que apesar dela ter perdido a memória, ela não perdeu a essência. Ela tem um senso de justiça muito forte”, refletiu.
Já no início dessa segunda fase, Beatriz (Duda Santos), a verdadeira filha de Clarice, reconhece a mãe no jornal e muda-se para o Rio de Janeiro em busca de respostas sobre o seu passado.
O encontro, porém, não sai como o esperado, já que além de não ser reconhecida pela progenitora, a jovem ainda apaixona-se pelo idealista Beto (Pedro Novaes), namorado de Bia. Uma história que ganha contornos ainda mais confusos quando Beatriz decide tornar-se garota-propaganda da Perfumaria Carioca apesar de todo o preconceito da época.
Novela mostra TV e outro lado da década
Para além da trama central de Garota do Momento, outros núcleos da novela prometem refletir toda a inquietação que circundou o final da década de 1950.
Eduardo Sterblitch, por exemplo, que esteve há pouco na série dramática Os Outros, dará vida a Alfredo Honório, dono da TV Ondas do Mar e apresentador de um programa de auditório de sucesso na época. Casado com Teresa (Maria Eduarda de Carvalho), ele é pai de Eugênia (Klara Castanho), jovem emocionalmente frágil, que inspira muitos cuidados devido às cicatrizes que carrega de um incêndio.
A trama conta ainda com Lígia (Palomma Duarte), cunhada de Alfredo que abandonou os três filhos pequenos para perseguir o sonho de cantora; a “turma da lambreta”, formada por Guto (Pedro Goifman), Topete (Gabriel Milane) e Carlito (Caio Cabral), que adoram se divertir com o veículo sensação da época; e, claro a vilã Zélia (Leticia Colin), falsa irmã de Clarice, que co-administra uma Escola para Moças e é puro glamour.
“[A Zélia] é uma personagem que tem muitos mistérios, uma personagem que me intriga. […] E tem essa questão da Marilyn [Monroe] como uma referência estética, de charme, de elegância, de sexualidade também” contou a atriz.
Um dos núcleos que mais promete chamar atenção no folhetim, no entanto, é o do Clube Gente Fina. Local onde se promovem oficinas de teatro, concursos de beleza, apresentações de choro, samba e até rock, o clube é voltado para a população negra da época.
“É uma parte dessa história que não é muito retratada, mas que é parte dessa história. […] Quando você fala de rock’n’roll você está falando dessas pessoas, quando você fala de samba, de cultura, da construção econômica da sociedade você está falando dessas pessoas. Dessa galera que forma o Clube Gente Fina”, contou a atriz Tatiana Tiburcio, que ao lado de Cridemar Aquino dá vida a Vera e Sebastião, fundadores do local.
Com uma história que promete entreter e emocionar o público, Garota do Momento estreia em 4 de novembro na tela da TV Globo. Com direção geral do renomado cineasta Jeferson De (M8 – Quando a morte socorre a vida), a trama traz ainda nomes como o de Danton Mello, Ícaro Silva, Carla Cristina e Maria Flor em seu elenco.
- Inscreva-se no Ofertas e receba as melhores promoções da internet diretamente no seu celular!
Leia também:
- Clique e siga o no WhatsApp
- Mania de Você | Quem é quem na nova novela das 21h da TV Globo
- Quem é quem em Volta Por Cima, nova novela das 19h da TV Globo
Leia mais matérias no ItechNews .