E se fosse possível medir a glicose sem precisar furar o dedo? Essa foi a questão que guiou os pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na hora de criar o E-Gluco, um dispositivo equipado com sensores que se conectam ao app por meio de Bluetooth para medir a glicose 24 horas por dia, de uma forma não invasiva.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Entenda o que é pré-diabetes, diabetes e hiperglicemia
  • Excesso de glicose no sangue aumenta risco de infarto

Conforme o anúncio, o aplicativo E-Gluco armazena as medições, processa e apresenta os dados ao usuário. Além disso, utiliza inteligência artificial para fornecer as informações sobre os dados coletados, como tendências de níveis de glicose ao longo do tempo e até mesmo prevenções de surtos de hipoglicemia.

Dispositivo mede glicose

“O objetivo principal do E-Gluco é tornar o monitoramento da glicose sanguínea mais fácil e acessível para as pessoas sem o uso de sensores extras, especialmente aquelas que sofrem de diabete tipo 1. Com o aplicativo, os usuários podem monitorar seus níveis de glicose de forma rápida e conveniente, sem a necessidade de picadas dolorosas de agulhas e com a facilidade de visualizar seus dados em um só lugar”, diz o comunicado publicado pela Udesc. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Veja como funciona:

Funcionamento do E-Gluco (Imagem: Reprodução/eGluco/UDESC)

O projeto é desenvolvido pelo professor Bertemes da Udesc juntamente com o pesquisador Paolo Meloni, da Universidade de Cagliari (Itália), incluindo 4 pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e um bolsista de pós-doutorado.

“Somos um projeto ainda em construção, ainda não disponível para venda e em fase de testes. Atualmente estamos na versão 3 do relógio físico”, diz o site do projeto. O projeto em si ocorre desde 2016 e já contou com 80 voluntários. 

Fases do projeto e-Gluco, que mede glicose sem precisar furar o dedo (Imagem: Reprodução/eGluco/UDESC)

Por enquanto, o grupo também está recrutando mais voluntários para as pesquisas — tanto pessoas com diabetes quanto pessoas saudáveis. A inscrição ocorre pelo próprio site.

Diabetes

Monitorar níveis de glicose sem precisar de agulha pode mudar a vida dos pacientes com diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

O Ministério da Saúde diz que a melhor forma de prevenir do diabetes é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool e tabaco. 

A ciência e a tecnologia trabalham juntas para trazer avanços na hora de medir a glicose. Atualmente, o Galaxy Watch 7 promete que vai medir glicose no sangue sem furar a pele.

 

Leia mais matérias no ItechNews .