Já dizem há tempos que os melhores vilões são aqueles que acreditam ser os heróis da própria história. O Doutor Destino pode ser oportunista, egoísta, invejoso e dissimulado, mas há um tempo que ele vem atuando como um anti-vilão. Ou seja, embora sua orientação não seja lá daquelas mais honestas, pelo menos ele tem bons motivos para acreditar que está realmente ajudando a humanidade. Agora, os Vingadores é que podem ser os reais vilões.

Atenção para spoilers The Avengers #19!

Uma crítica recorrente aos heróis, principalmente o Batman, no lado da DC Comics; e os Vingadores, na Marvel Comics, é o fato de os vilões estarem sempre voltando e a humanidade nunca aprender nada para realmente desenvolver-se. Victor von Doom acredita na força da unidade, citando que a maioria dos conflitos internos da Terra nascem de uma auto-segregação sem sentido.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Bem, se você não vem acompanhando os últimos meses da Marvel lá fora, a equipe principal dos Vingadores vêm se recuperando de uma derrota humilhante na saga Blood Hunt. A equipe foi tão patética ao falhar na invasão dos supervampiros que o próprio Doutor Estranho precisou lamber a bota de Doom, cedendo o posto de Mago Supremo na Terra para que ele conseguisse liberar o Sol, pois o céu estava impregnado de Darkforce.

À medida que a escuridão eterna de Blood Hunt passa, o mundo fica com um novo grande poder que promete fazer o que os Vingadores falharam em fazer, o Doutor Destino. Enquanto a humanidade frequentemente vê os Vingadores como os Heróis Mais Poderosos da Terra, Doom vê fracassos que não fizeram nada além de perpetuar a divisão constante da Terra.

Vingadores agora terão que aguentar, pois eles mesmo deram a Doom o status de Feiticeiro Supremo (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Nos últimos anos, a Terra-616 vem sofrendo muitos ataques, e a atual formação dos Vingadores vem tomando tundas recorrentes. Isso tem muito a ver com o fato de Thor, Capitão América e Homem de Ferro não se aturarem. Quando estão separados, o grupo sofre derrotas terríveis. Mas nos poucos momentos que se juntam, e isso acontece depois de longos hiatos, quando o trio transforma a equipe realmente nos Maiores Heróis da Terra; são imbatíveis.

Como Destino esfrega na cara dos Vingadores

Em The Avengers #19, lançado recentemente, os Vingadores ainda estão juntando os cacos após os eventos de Blood Hunt. Uma das medidas imediatas é aumentar o número de integrantes, e até mesmo de equipes, como o retorno dos Vingadores da Costa Oeste e o novo grupo comandado pelo Capitão América Steve Rogers. 

Entre os novos membros estão a Feiticeira Escarlate, até então banida dos Vingadores desde que ela demoliu a equipe no começo dos anos 2000; e a chegada da mutante Tempestade, que abandonou de vez os X-Men e está no caminho para se tornar mesmo uma deusa.

Destino cobra mais compromisso dos Vingadores (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

O Mago Supremo Doutor Destino já começa seu reinado com esse status convocando os Vingadores por meio de uma projeção astral para aplicar um sabão na equipe: enquanto o mundo frequentemente vê  grupo como os Heróis Mais Poderosos da Terra, Destino vê fracassos que não fizeram nada além de perpetuar a divisão constante da Terra.

Como exemplo disso, Doom mostra que dentro do domo autoritário ferro da Latvéria, seu povo prospera. Algumas liberdades foram sacrificadas, e, em troca, Destino presenteou seu povo com paz, desenvolvimento e segurança do caos constante que os Vingadores falharam em administrar. Os heróis da Terra são rápidos em julgar, mas geralmente são incapazes de argumentar contra o vilão.

Enquanto Destino convoca os Vingadores para responder por seus fracassos frequentes, ele exige saber por que eles “deixaram o mundo [que eles] juraram proteger chegar a esse estado?”. Embora os Vingadores façam um ponto justo ao notar que a possível aquisição global de Destino resultaria em uma guerra inicialmente violenta, o mundo já não está mergulhado em vários conflitos brutais?

Embora a falta de moralidade convencional de Destino o torne um vilão frequente, não há como negar que muitos dos Vingadores destruíram o mundo por conta própria. Heroísmo e vilania são frequentemente dois lados da mesma moeda de perspectiva. E, olhando da forma que Doom vê, talvez ele realmente tenha razão em várias ocasiões.

  • Tenha acesso a mais de 1 milhão de livros digitais com o Amazon Kindle Unlimited!

Leia mais:

  • Vingadores estreiam nova formação após traição histórica
  • Vingadores concordam ao apontar quem é o membro mais importante
  • Novo membro dos Vingadores é tão forte quanto Thor

Leia mais matérias no ItechNews .