A NASA revelou nesta segunda (28) uma lista atualizada com nove possíveis locais de pouso para a missão Artemis III, que vai levar novos astronautas à superfície do nosso satélite natural. Os locais ficam perto do polo sul lunar e ainda vão ser avaliados em novos estudos científicos e de engenharia. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Qual foi a última vez que o homem pisou na Lua?
  • Como ter certeza de que o homem pousou na Lua?

Uma lista já havia sido publicada pela agência em 2022. Agora, a seleção dos locais foi feita pela equipe de Análise de Seleção de Locais entre Agências, da NASA. Junto de parceiros da indústria e da ciência, eles adicionaram e excluíram possíveis locais de pouso, os quais foram avaliados de acordo com o potencial científico e a disponibilidade para a missão. 

A lista final de possíveis locais de pouso para a Artemis III contém:  


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Pico próximo a Cabeus B
  • Haworth
  • Maciço de Malapert
  • Planalto de Mons Mouton
  • Mons Mouton
  • Borda 1 da cratera Nobile
  • Borda 2 da cratera Nobile
  • Orla de Gerlache 2
  • Planície de Slater

Todas estas regiões têm características geológicas diversas, além de flexibilidade para a missão de retorno à Lua. Entre os critérios usados, estão o potencial científico, a disponibilidade na janela de lançamentos, capacidade de comunicação com a Terra, iluminação, entre outros.

Possíveis locais de pouso da missão Artemis III (Imagem: Reprodução/NASA)

A equipe selecionou locais perto do polo sul da Lua porque esta região nunca foi explorada por uma missão tripulada. Além disso, já se sabe que ali há sombras permanentes capazes de preservar recursos de interesse científico, como a água.  

Sarah Noble, líder da ciência lunar do programa Artemis, descreveu o polo sul lunar como “um ambiente completamente diferente daquele em que pousamos durante as missões Apollo”. “Ele oferece acesso a alguns dos terrenos mais antigos da Lua, bem como a regiões frias e nas sombras, que podem conter água e outros compostos. Qualquer uma dessas regiões de pouso nos permitirá fazer ciência incrível e novas descobertas”, finalizou.

Já a equipe de geologia da Artemis III analisou as regiões de pouso com base nas expectativas científicas ali. Cada uma das nove regiões pode trazer informações essenciais para a compreensão das origens dos planetas rochosos, dos recursos lunares e, claro, da história do nosso Sistema Solar

A Artemis III é uma das etapas do Programa Artemis, empreitada da NASA para estabelecer as bases para a exploração científica de longo prazo em nosso satélite natural. Através do programa, a agência espacial vai levar à superfície da Lua a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro astronauta de fora dos Estados Unidos. As descobertas das missões Artemis vão ajudar a NASA na preparação para expedições tripuladas para Marte e além. 

Leia mais matérias no ItechNews .