A NVIDIA disponibilizou o GPU Display Driver de outubro, atualizando suas placas de vídeo e softwares relacionados para corrigir oito grandes vulnerabilidades de sua plataforma.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • GeForce RTX 5080 mobile já está com fabricantes de notebooks
  • NVIDIA assume culpa por problemas na fabricação de chips Blackwell

Destas oito, sete delas permitem a execução de códigos e abertura de vetores para escalonamento de privilégios, assim como adulteração de dados, negação de serviços e divulgação de informações.

Se você é um usuário de GPUs NVIDIA e/ou dos softwares relacionados aos componentes, a recomendação é que faça a atualização de driver o quanto antes. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Quais são os problemas das GPUs da NVIDIA?

Das correções oferecidas pela NVIDIA, seis delas são focadas no próprio display driver das placas de vídeo GeForce. Já as duas restantes têm como principal objetivo impedir que as vulnerabilidades impactem os usuários com software de GPU virtual da NVIDIA. 

Atualize o driver de sua placa de vídeo para adicionar os recursos de segurança inclusos (Imagem: Divulgação/NVIDIA)

Dessas oito, seis estão relacionadas diretamente ao Windows. Elas exploram as camadas que os usuários podiam realizar leituras fora dos limites – inclusive para o propósito de execução de código.

Um deles visa tanto o Windows quanto o Linux, permitindo que hackers e invasores escalonem suas permissões dentro da aplicação. 

Outras duas baseadas no software de GPU virtual NVIDIA possuem similaridades. A de maior gravidade permite a execução de código no driver do kernel da placa de vídeo, garantindo “validação de entrada inadequada por comprometer o kernel do SO convidado”. 

A vulnerabilidade considerada de “menor risco” permite a utilização de recursos globais do sistema Virtual GPU Manager fora dos limites estabelecidos no software – potencialmente abrindo vetores de ataque. 

A NVIDIA recomenda que todos os usuários de GPUs GeForce no Windows que têm o driver anterior à ver.556.03 atualizem para reforçar sua segurança. Você pode encontrar a última atualização para o seu modelo no site oficial da NVIDIA.

Leia mais matérias no ItechNews .