A estação espacial chinesa Tiangong acaba de receber os astronautas da missão Shenzhou-19. Um foguete Long March 2F foi lançado na terça (29), levando o comandante Cai Xuzhe e os astronautas Song Lingdong e Wang Haoze ao complexo orbital. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Conheça o passado, o presente e o futuro do programa espacial chinês
  • Astronautas da China te mostram como estação espacial é por dentro; veja vídeo

 

Eles já chegaram à estação e foram recebidos pelo trio de tripulantes da Shenzhou-18. Xuzhe, o comandante da missão, já passou 182 dias no espaço e fez parte da tripulação da Shenzhou 14. Já o ex-piloto da força aérea Lingdong e a engenheira de voo Haoze estão em suas primeiras experiências no espaço. 

Segundo ele, eles devem realizar uma série de experimentos científicos e atividades de manutenção da estação. “Sou responsável principalmente pelos projetos de experimentos espaciais, gerenciamento de materiais e operação da estação”, explicou. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Já Lin Xiqiang, representante da agência espacial chinesa CMSA, declarou que a missão deve ser focada em estudos das ciências física e biológica no espaço, “cobrindo áreas como a ciência da vida, a física básica da microgravidade, ciência dos materiais, remédios e novas tecnologias no espaço”, finalizou. 

 

A Shenzhou-19 é a 33ª missão do programa de voos espaciais da China, que inclui testes de voo não tripulados, o lançamento dos módulos da Tiangong, entre outros. Esta é também a 8ª missão tripulada que a nova estação espacial chinesa recebeu. O país planeja manter sua estação espacial Tiangong ocupada continuamente e em operação por pelo menos uma década. 

Leia mais matérias no ItechNews .