Um astronauta da NASA publicou recentemente uma imagem que mostra feixes de luz vermelha saindo da atmosfera da Terra, na região da África Central.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Nebulosa do Lobo Negro: veja densa nuvem de partículas da constelação de escorpião
- Se não tem GPS no espaço, como os astronautas se orientam?
Em sua conta do X, Matthew Dominick compartilhou a imagem com a seguinte legenda: “Um raio vermelho dispara sobre relâmpagos acima da África Central. Estava me preparando para tirar fotos do Cairo. Ao me aproximar da África, tinha um monte de raios. Dentro as 800 fotos que tirei, havia uma com raios vermelhos aparecendo!”. Veja abaixo a publicação:
A red sprite shoots out above a lightning strike over Central Africa.
I was getting setup to take images of Cairo. On the approach across Africa there was a bunch of lightning. Out of 800 or so images there was a red sprite!
50mm, f1.2, 1/10s, ISO 3200, denoised pic.twitter.com/UAwOlVLl0K
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— Matthew Dominick (@dominickmatthew) October 20, 2024
De acordo com uma explicação fornecida pela própria agência espacial, os flashes vermelhos brilhantes são um fenômeno pouco compreendido. Associados à tempestades de raios, eles aparecem bem acima das nuvens, na camada da mesosfera (camada mais fria da atmosfera terrestre).
“Eventos Luminosos Transientes (TLEs), incluindo os raios vermelhos, são explosões coloridas de energia que aparecem acima de tempestades como resultado da atividade de raios ocorrendo dentro e abaixo de tempestades na Terra”, afirma o artigo no site da NASA.
Leia mais matérias no ItechNews .