Na madrugada desta quinta-feira (31), a Coreia do Norte lançou um novo míssil balístico intercontinental (ICBM), batendo o seu próprio recorde em termos de distância percorrida e tempo de voo. O projétil poderia ter chegado ao espaço teoricamente, se essa fosse a intenção.
- Clique e siga o no WhatsApp
- O que é um míssil de cruzeiro e como ele funciona?
- Como funciona o míssil hipersônico?
O míssil balístico da Coreia do Norte voou por 86 minutos e percorreu uma distância recorde de 7 mil km, segundo o jornal The Washington Post. Agências do governo dos EUA e do Japão confirmaram o lançamento norte-coreano.
North Korea tested an intercontinental ballistic missile, upgrading what it called the ‘world’s most powerful strategic weapon,’ as Seoul warned Pyongyang could get missile technology from Russia for helping with the war in Ukraine https://t.co/7lBTYZgdkO pic.twitter.com/HVfa0cStMd
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— Reuters Asia (@ReutersAsia) October 31, 2024
Entenda o míssil balístico da Coreia do Norte
De modo geral, um míssil balístico intercontinental é desenhado para a entrega de ogivas nucleares (“bombas nucleares”), o que explica a importância de percorrer longas distâncias.
#UPDATE North Korea says it test-fired one of its newest and most powerful missiles to boost its nuclear deterrent.
It is Kim Jong Un’s first weapons test since being accused of sending soldiers to Russiahttps://t.co/PGQMxROScH pic.twitter.com/MS0thA9grt
— AFP News Agency (@AFP) October 31, 2024
Entretanto, este lançamento foi apenas um teste da Coreia do Norte. Tanto é que o míssil caiu no mar, em um ponto fora da zona econômica exclusiva do Japão. O destino era próximo da Ilha Okushiri.
No lançamento norte-coreano anterior, feito em dezembro do ano passado, o míssil balístico da Coreia do Norte viajou por 73 minutos, com uma altitude estimada de 6 mil km.
Mensagem geopolítica
Vale observar que há uma mensagem geopolítica envolvendo o mais novo lançamento, ainda mais quando se considera o seu potencial poder de destruição quando equipado com armas nucleares. O teste ocorreu bem próximo ao início oficial da eleição para o próximo presidente dos Estados Unidos.
Segundo os norte-coreanos, os testes são uma forma de desenvolver as habilidades e as capacidades nucleares do país frente à expansão dos treinos militares feitos pela Coreia do Sul e pelos EUA no Oceano Pacífico.
Saiba mais:
Já que estamos falando em testes com armas nucleares e a ameaça de possíveis conflitos, entenda como funciona uma bomba nuclear:
Leia mais matérias no ItechNews .