A Espanha enfrenta a pior inundação das últimas décadas após fortes chuvas atingirem parte da província de Valência. Nesta quinta (31), a Agência Espacial Europeia (ESA) publicou fotos do satélite Landsat-8, que mostram a dimensão dos impactos nas áreas atingidas

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Imagem de satélite da NASA mostra estranha “fumaça” em geleira da Antártida
  • Starlink | Novo mapa mostra satélites da SpaceX em tempo real

Segundo a ESA, o Serviço Copernicus de Mapeamento Rápido de Emergência foi ativado em resposta à situação, fornecendo imagens de satélite que podem ajudar no resgate das vítimas e em demais atividades de recuperação. 

As imagens deixam evidente a dimensão do desastre e as mudanças na paisagem após as chuvas. Os registros foram feitos pelo Landsat-8, satélite da NASA lançado em 2013 para coletar imagens multiespectrais do nosso planeta. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em apenas oito horas, o volume de chuva que caiu foi semelhante àquele esperado para um ano inteiro. Moradores dos locais mais afetados relataram ter visto pessoas subindo no teto dos seus veículos enquanto fortes fluxos de água corriam pelas ruas, arrancando árvores e pedaços de construções. 

Foi um rio que passou”, descreveu Denis Hlavaty em entrevista à agência de notícias Reuters. “As portas foram arrancadas e eu passei a noite aqui, cercado por água que chegava a 2 metros de profundidade”, relatou. 

A inundação já deixou 95 mortos, a maior quantidade já vista em um desastre do tipo na Europa desde 2021, quando mais de 180 pessoas morreram na Alemanha.

Leia mais matérias no ItechNews .