O ChatGPT agora é capaz de fazer buscas na internet, anunciou a OpenAI nesta quinta-feira (31). A novidade chega oferece pesquisas de um jeito “mais natural e coloquial”, com auxílio de modelos de IA generativa, e coloca a startup na disputa com o Google e demais buscadores.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 4 funções do ChatGPT que eram pagas e agora estão de graça
  • O que é ChatGPT Plus? | Preços e recursos

A nova ferramenta foi montada para a versão web e aplicativos do ChatGPT para celulares e computadores. Ao clicar no ícone de busca, os usuários têm acesso ao algoritmo de pesquisa na web, para encontrar informações sem ter que abrir novas janelas.

Para a nova ferramenta, a OpenAI promete uma abordagem mais natural e de um jeito que lembre mais um bate-papo, como já acontece com os prompts de IA generativa da plataforma.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Agora, o chat pode levar você a uma resposta melhor: faça uma pergunta de uma forma mais natural e coloquial, e o ChatGPT pode escolher responder com informações da web. Vá mais fundo com perguntas de acompanhamento, e o ChatGPT considerará o contexto completo do seu chat para obter uma resposta melhor para você”, anunciou a empresa.

Além da resposta contextualizada com os resultados da web, as fontes serão mencionadas em em uma barra lateral de citações

A função de pesquisa na web é uma versão adaptada do modelo GPT-4o e aproveita provedores de busca de terceiros, entre eles, o Bing, da Microsoft.

ChatGPT Search terá área com fontes mencionadas no resultado da busca (Imagem: Divulgação/OpenAI)
ChatGPT Search terá área com fontes mencionadas no resultado da busca (Imagem: Divulgação/OpenAI)

Distribuição em etapas

Nem todos vão receber o ChatGPT Search de primeira. Segundo a OpenAI, assinantes dos planos Plus e Team, incluindo quem está na lista de espera, poderão utilizar a ferramenta a partir de hoje (31).

Já para quem contratou os pacotes Enterprise e Edu será preciso aguardar algumas semanas para explorar a novidade.

Para os usuários do segmento gratuito, o lançamento ocorrerá nos próximos meses.

Confira outras matérias do :

  • Método brasileiro extrai micro e nanoplásticos da água de forma eficiente
  • OpenAI terá seus próprios chips para IA feitos pela Broadcom e TSMC
  • Em clima de Halloween, ESO divulga foto da Nebulosa do Lobo Negro

VÍDEO: CHATGPT NO IPHONE | Curiosidades | #shorts

 

Leia mais matérias no ItechNews .